A Percepção Familiar no Processo de Escolarização das Crianças em Situação de Extrema Pobreza: Estudo de Caso de Um Aglomerado na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG

Autores

  • Adriana Célia da Silva Bicalho
  • Frederico Luíz Barbosa de Melo

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2012v13n2p%25p

Resumo

Este trabalho busca apresentar a influência das práticas familiares no processo de escolarização das crianças residentes em região metropolitana de Belo Horizonte/MG, cujas famílias são extremamente pobres. Para isso, investigou-se, por meio de entrevistas com as mães desse aglomerado, sua percepção e suas atitudes acerca da escolarização de seus filhos menores de 14 anos. Verificaram-se algumas questões que comprometem o valor da educação formal, dentre elas: mães que trabalham em horário integral, inclusive aos sábados; famílias compostas, em sua maioria, por mães separadas de seus cônjuges ou solteiras; escola engajada no modelo unidirecional no que diz respeito à participação familiar no contexto educacional; e discriminação das crianças por outras crianças residentes em regiões economicamente mais favorecidas, o que acarreta desrespeito em relação à raça, à estética e à manifestação das diferenças. Constatou-se, assim, uma expectativa exagerada dos profissionais da escola e das políticas públicas em relação à capacidade e aos recursos de que essas mães dispõem para contribuir com a escolarização de seus filhos.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

BICALHO, A. C. da S.; DE MELO, F. L. B. A Percepção Familiar no Processo de Escolarização das Crianças em Situação de Extrema Pobreza: Estudo de Caso de Um Aglomerado na Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2012v13n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/678. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos