Uso de Jogos Didáticos: uma Estratégia Facilitadora para um Melhor Ensino - Aprendizagem em Sala de Aula

Autores

  • Adriana Carla da Silva Alencar Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Saúde e Biotecnologia. AM, Brasil.
  • Adriana Dantas Gonzaga de Freitas Universidade Federal do Amazonas. Instituto de Ciências Biológicas, AM, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n2p215-219

Palavras-chave:

Ensino, Educação, Prática Docente

Resumo

O propósito desta pesquisa foi enfatizar a importância do uso de novas estratégias metodológicas para despertar o interesse e a participação dos alunos, em sala de aula, para a disciplina de Biologia. Foram utilizados recursos de baixo custo, simples e práticos com o objetivo de proporcionar aos alunos condições mínimas para atingir um ótimo desempenho escolar. Através dos jogos didáticos, uma aula se enriquece de sabedoria, de interesses e de participação dos alunos de uma forma divertida. Este trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual João Vieira no município de Coari/AM, com uma turma do 1º ano do Ensino Médio. A aplicação dos jogos didáticos como processo de ensino e de aprendizagem, utilizando estratégias criativas, despertou o interesse dos discentes, de modo que os métodos aplicados e as práticas permitiram que os alunos do Ensino Médio aprendessem com facilidade, de maneira mais eficaz e divertida os assuntos de Biologia Celular.

Palavras-chave: Produção de Jogos. Divertimento. Interação.

Abstract

The purpose of this research was to emphasize the importance of using new methodological strategies to arouse the interest and participation of students in the classroom to the subject of biology. It used low cost, simple and practical resources  with the performance to provide students with minimum conditions to achieve optimal academic performance. Through educational games a class is enriched with wisdom, interests and students’ participation in a fun way. This work was developed in the State School João Vieira in Coari / AM district, with a group of 1st year of high school. The application of educational games as a teaching-learning process, using creative strategies, aroused the students’ interest, so that the applied methods and practices allowed the high school students learn easily, more effectively and in a  fun way issues of Cell Biology.

 

Keywords: Games Production. Fun. Interaction.

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Publicado

2019-06-27

Como Citar

ALENCAR, Adriana Carla da Silva; FREITAS, Adriana Dantas Gonzaga de. Uso de Jogos Didáticos: uma Estratégia Facilitadora para um Melhor Ensino - Aprendizagem em Sala de Aula. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 215–219, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n2p215-219. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/6688. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos