O Ensino de Gramática Contextualizada no Ensino Médio: Trabalhando Uma Proposta Com o Gênero Notícia

Autores

  • Antonio Kélisson Gondim da Silva
  • Ana Paula Pinheiro da Silveira

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2013v14n1p%25p

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que incluiu observações e entrevistas com alunos e professores do Ensino Médio, bem como a análise bibliográfica das publicações referenciadas de pesquisadores na área da Linguística Aplicada. Nossos resultados indicam a dificuldade do trabalho com a gramática, tanto em relação ao interesse dos alunos quanto em relação à dificuldade de planejamento dos docentes da área. Por fim, sistematizamos uma proposta de trabalho com a gramática contextualizada, a partir do gênero “notícia”, valendose da teoria dos gêneros discursivos.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

DA SILVA, Antonio Kélisson Gondim; DA SILVEIRA, Ana Paula Pinheiro. O Ensino de Gramática Contextualizada no Ensino Médio: Trabalhando Uma Proposta Com o Gênero Notícia. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 14, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2013v14n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/665. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos