Análise do Percurso Gerativo de Sentido no Comercial “O Boticário – Nova Linha Active”

Autores

  • Ana Maria de Souza Valle Teixeira
  • Eliza Adriana Sheuer Nantes
  • Loredana Limoli

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2013v14n1p%25p

Resumo

Neste artigo analisamos a peça publicitária produzida para a empresa O Boticário, a respeito da Nova Linha Active. O comercial foi veiculado na mídia televisiva, no primeiro semestre do ano de 2010. A análise baseou-se na semiótica greimasiana, buscando desvendar os sentidos imanentes no texto, por meio do Percurso Gerativo de Sentido. Em comerciais dirigidos ao público feminino, em especial de produtos cosméticos, observa-se, de modo recorrente, as oposições semânticas que dão início à construção do sentido, como, /beleza/ vs. /feiura/; / felicidade/ vs. /frustração/; /juventude/ vs./envelhecimento/; /admiração/ vs. /indiferença/; /desejo/ vs. /repúdio/ entre outras. Tais oposições manifestam-se de várias formas: a mulher é admirada ao usar o perfume “x”, ao vestir a roupa “y” ou, ainda, ao calçar o sapato “z”. Desse modo, a sociedade passa a valorizar o que as empresas vendem em comerciais, telenovelas, filmes, revistas, entre outros, como se fossem simulacros da realidade, levando a outros desdobramentos sociais. Após a análise da peça publicitária, concluímos que a semiótica é um caminho possível a ser utilizado em sala de aula, na educação básica, inclusive para que se desenvolvam as habilidades de leitura de qualquer forma textual, oferecendo aos educadores e alunos uma possibilidade no estudo do texto.

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Publicado

2015-07-02

Edição

Seção

Artigos