Letramento Visual na Educação Infantil: uma Proposta de Ensino

Autores

  • Ana Carolina Vieira de Brito Prefeitura da Cidade de Rio de Janeiro. RJ, Brasil.
  • Alda Maria Coimbra Aguilar Maciel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Práticas de Educação Básica. RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n3p327-331

Palavras-chave:

Multiletramento, Multimodalidade, Letramento Visual, Educação Infantil, Caderno Pedagógico.

Resumo

O artigo discute o letramento na Educação Infantil por meio da pedagogia de multiletramentos. Foi realizada uma retrospectiva histórica e breve análise dos documentos Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil - RCNEI, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI e Orientações Curriculares para a Educação Infantil - OCEI. Para a elaboração do produto educacional, foram utilizados os conceitos da Gramática do Design Visual - GDV e a estrutura narrativa de Labov para a organização da contação de histórias. Baseou-se nas concepções do método pesquisa-ação de cunho qualitativo, cujo campo de aplicação foi uma creche pública do Município do Rio de Janeiro – segmento Maternal I –, localizada em uma comunidade da zona Norte do Estado do Rio de Janeiro. Iniciou-se a elaboração do produto utilizando a opinião das professoras da unidade, na qual a pesquisa foi realizada, para que o material fizesse realmente sentido para elas. Ao disponibilizar o produto, esperou-se perceber cada teoria sendo utilizada em favor da formação de sujeitos mais autônomos, críticos e criativos.

 

Palavras-chave: Multiletramento. Multimodalidade. Educação Infantil. Caderno Pedagógico.

 

Abstract                                                                                                  

This article presents a research that discusses a literacy instrument in Early Childhood Education through multiliteracy pedagogy. It was started with a historical retrospective and a brief analysis was carried out of the National Curricular Reference Framework for Early Childhood Education (RCNEI), the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI) and the Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (OCEI). For the elaboration of the educational product, in turn, the concepts of the Grammar of Visual Design (GDV) and the narrative structure proposed by Labov for the organization of storytelling were used. It was based on the conceptions of the qualitative action research methodology, whose field of application was a public nursery school of the Municipality of Rio de Janeiro - Maternal I -, located in a community in the northern area of the State of Rio de Janeiro.  The elaboration of the product was started using the teacher’ opinion of the unit where the research was carried out so that the material could make real sense to them. In making our product available, it is hoped to perceive each theory being used in favor of the formation of more autonomous, critical and creative subjects.

 

Keywords: Multiliteracy. Multimodality. Child Education. Early Childhood Education. Pedagogical Handbook.

Referências

ARIÈS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Afiliada, 1981.

AUERBACH, P. O jornal. São Paulo: Brinque-book, 2012.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2010.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, MEC, 1998.

CADEMARTORI, L. O que é literatura infantil? São Paulo: Brasiliense, 1994.

GALVÃO, C. Narrativas em Educação. Ciênc. Educ., v.11, n.2, p.327-345, 2005 .

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

HALLIDAY, M.A.K. An introduction to functional grammar. London: Arnold, 1994.

HALLIDAY, M.A.K.; MATTHIESSEN, C.M.I.M. An introduction to functional grammar. London: Arnold, 2004.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Oxford University Press, 2001.

KRESS, G. Reading images: the grammar of graphic design. London: Routledge, 2006.

LABOV, W. The transformation of experience in narrative syntax. Language in the inner city. Philadelphia: University of Philadelphia Press, 1972.

BRASIL. Ministério da Educação. PNBE na escola. Literatura fora da caixa. Brasília: MEC, 2014.

OLIVEIRA, D. Gêneros multimodais e multiletramentos: novas práticas de leitura em sala de aula. Itabaiana: UFS, 2013.

ROJO, R. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

SANTOS, Z. A construção de uma leitura multimodal em língua estrangeira. Rev. Educ. Destaque, v.1, n. 2, p.75-86, 2008.

SOARES, M.B. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

ZABALA, A.A. Prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

2019-10-02

Como Citar

BRITO, Ana Carolina Vieira de; MACIEL, Alda Maria Coimbra Aguilar. Letramento Visual na Educação Infantil: uma Proposta de Ensino. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 327–331, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n3p327-331. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/6606. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos