Jogos Cooperativos: Relações e Importância na Educação Física Escolar

Autores

  • Gildiney Penaves de Alencar Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste; e Prefeitura Municipal de Campo Grande, Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande. MS, Brasil.
  • Maria da Graça de Lira Pereira Instituto de Educação e Pesquisa Alfredo Torres, Pós-Graduação Lato Sensu em Medicina da Atividade Física e do Esporte. MS, Brasil.
  • Thiago Teixeira Pereira Universidade Federal da Grande Dourados, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência da Saúde. MS, Brasil.
  • Cristiane Martins Viegas de Oliveira Universidade Católica Dom Bosco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local. MS, Brasil.
  • Camila Souza de Morais Faculdade Estácio de Sá. MS, Brasil.
  • Gabriel Elias Ota Faculdade Estácio de Sá. MS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n2p220-223

Palavras-chave:

Jogos, Cooperação, Educação Física Escolar.

Resumo

Os jogos cooperativos são atividades que servem para unir as pessoas, compartilhar com o outro e têm a intenção de despertar a coragem nos participantes e promover um sentimento de prazer. No contexto da Educação Física Escolar, os jogos cooperativos se mostram como uma ferramenta capaz de promover a aprendizagem das habilidades motoras e incitar a prática de atividades físicas. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é discutir sobre as relações e importância dos jogos cooperativos na Educação Física Escolar. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, exploratória e documental. Percebe-se que os jogos competitivos sempre se fazem presentes no contexto escolar, muitas vezes, sendo criticado pelo fato de estimularem a exclusão e a individualidade, não sendo uma estratégia totalmente adequada em promover o conhecimento e a participação de todos. Em contrapartida, os jogos cooperativos se mostram como uma ferramenta pedagógica positiva para incluir os alunos e auxiliam no processo de ensino e aprendizagem, melhorando a convivência social entre os mesmos. É possível concluir que os jogos cooperativos podem e devem fazer parte da rotina escolar, não somente da Educação Física em si, já que seus objetivos são pautados a atingirem a comunidade escolar como um todo, principalmente, o corpo discente. No contexto da Educação Física, os jogos cooperativos podem auxiliar no processo de aprendizagem das habilidades motoras desde os primeiros contatos da criança com a escola, visto que, de maneira lúdica e prazerosa, o aluno se envolve e se desenvolve, sendo uma excelente estratégia de prática pedagógica.

 

Palavras-chave: Jogos. Cooperação. Educação Física Escolar.

 

Abstract
Cooperative games are activities that serve to unite people, share with each other and intend to arouse the participants’ courage and promote a sense of pleasure. In the context of Physical School Education, cooperative games are shown as a tool capable of promoting the learning of motor skills and encouraging the practice of physical activities. Thus, the objective of this research is to discuss the relationships and importance of cooperative games in School Physical  Education. A bibliographic, exploratory and documentary research was carried out. Competitive games are always present in the school context, often criticized for stimulating exclusion and individuality, and it is not a fully adequate strategy to promote knowledge and participation of all. On the other hand, the cooperative games are shown as a positive pedagogical tool to include the students and help in the  teaching-learning process, improving the social coexistence between them. It is possible to conclude that cooperative games can and should be part of the school routine, not only Physical Education itself, since its objectives are aimed at reaching the school community as a whole, especially the student’s body. In the context of Physical Education, cooperative games can help in the process of learning motor skills from the first contacts of the child with the school, since in a playful and enjoyable way, the student engages and grows, being an excellent  pedagogical practice strategy.

 

Keywords: Games. Cooperation. School Physical Education.

Biografia do Autor

Gildiney Penaves de Alencar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste; e Prefeitura Municipal de Campo Grande, Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande. MS, Brasil.

Professor Tutor Presencial na Universidade Norte do Paraná Polo Campo Grande no curso de Educação Física e Professor Efetivo (Educação Física) pela Prefeitura Municipal de Campo Grande. Licenciado e Bacharel em Educação Física (UCDB); Especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo (FIC-IEPAT); Especialização (em andamento) em Educação Física Escolar e Inclusiva (FIC-IEPAT); Mestrado (em andamento) em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste (UFMS). gildiney.gpa@gmail.com

Maria da Graça de Lira Pereira, Instituto de Educação e Pesquisa Alfredo Torres, Pós-Graduação Lato Sensu em Medicina da Atividade Física e do Esporte. MS, Brasil.

Responsável Técnica na Empresa Ergofitness. Licenciada e Bacharela em Educação Física (UCDB); Especialização (em andamento) em Medicina da Atividade Física e do Esporte (FIC-IEPAT). maria.lira@live.com

Thiago Teixeira Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência da Saúde. MS, Brasil.

Professor Tutor Substituto na Universidade Norte do Paraná Polo Campo Grande no curso de Educação Física. Licenciado em Educação Física (UCDB); Bacharel (em andamento) em Educação Física (UCDB); Especialização (em andamento) em Educação Especial (UCDB). thiagoteixeira.ef@gmail.com

Cristiane Martins Viegas de Oliveira, Universidade Católica Dom Bosco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local. MS, Brasil.

Licenciada em Educação Física (UCDB); Bacharela (em andamento) em Educação Física (UCDB); Bacharela em Direito (UCDB); Especialização em Direito Penal e Processo Penal (UNIDERP); Especialização em Direito Civil e Processo Civil (UNIDERP); Especialização (em andamento) em Educação Especial (UCDB); Mestrado (em andamento) em Desenvolvimento Local (UCDB). cris.mestradoucdb@gmail.com

Camila Souza de Morais, Faculdade Estácio de Sá. MS, Brasil.

Bacharela em Nutrição (UNIDERP); Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste (UFMS). nutricionistacamila@outlook.com

Gabriel Elias Ota, Faculdade Estácio de Sá. MS, Brasil.

Docente e Coordenador de Iniciação Científica da Faculdade Estácio de Sá Campo Grande. Graduado em Educação Física (UFMS); Especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo (FIC-IEPAT); Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste (UFMS). ota_gabriel@hotmail.com

Referências

ALMEIDA, T.P. Brincar cooperativo: vivências lúdica de jogos não competitivos. São Paulo: Vozes, 2010.

ANDUEZA, J.; LAVEGA, P. Incidencia de los juegos cooperativos em las relaciones interpersonales. Movimento, v.23, n.1, p.213-228, 2017.

ANTUNES, J. et al. Ciclo criativo de jogos colaborativos: um método para criação de jogos educativos. Holos, v.2, p.424-437, 2018.

ARAÚJO, J.A.; ROCHA, E L. Jogos cooperativos como instrumento de inclusão social na Educação Física Escolar. Rev. Digital Lecturas: Educ. Fís. Deportes, v.19, n.193, 2014.

BICALHO, G.B. Benefícios dos jogos cooperativos no Ensino Fundamental. Brasília: UnB, 2013.

BLANCO, M.R. Jogos cooperativos e educação infantil: limites e possibilidades. São Paulo: USP, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL., Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: educação física. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BROTTO, F.O. Jogos cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar. Santos: Renovada, 2000.

BROTTO, F.O. Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de conivência. Campinas: Unicamp, 999.

BROTTO, F.O. Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. Santos: Projeto Cooperação, 2002.

CORREIA, M.M. Jogos cooperativos: perspectivas, possibilidades e desafios na educação física escolar. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, v.27, n.2, p.149-164, 2006a.

CORREIA, M.M. Trabalhando com jogos cooperativos: em busca de novos paradigmas na Educação Física. Campinas: Papirus, 2006b.

CORREIA, M.M. Jogos Cooperativos e Educação Física escolar: possibilidades e desafios. Rev. Dig. Lecturas Educ. Fís. Deportes, v.12, n.107, 2007.

GONÇALVES, N.K.R.; FISCHER, J.K.R. Cidadania e jogos cooperativos: vivenciando práticas de cooperação em uma sala de ensino fundamental. Rev. UNAR, v.1, n.1, p.55-66, 2007.

MENOTI, J.C.C.; LIMA, J.M.; LIMA, M.R.C. Contribuições dos jogos cooperativos na formação de valores com crianças do ensino fundamental. Colloquium Hum., v.11, n.2, p.74-91, 2014.

NEGRÃO-MENEZES, L. et al. Comparação do comportamento agressivo dos alunos entre jogos competitivos e cooperativos, durante as aulas de Educação Física do Ensino Fundamental. Rev. Hórus, v.6, n.4, p.29-39, 2011.

LOVISOLO, H.R.; BORGES, C.N.F.; MUNIZ, I.B. Competição e cooperação: na procura do equilíbrio. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, v.35, n.1, p.129-143, 2013.

MONTEIRO, F. Transformação das aulas de educação física: uma intervenção através dos jogos cooperativos. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2006.

ORLICK, T. Vencendo a competição. São Paulo: Círculo do Livro, 1989.

PALMIERI, M.W.A.R. Jogos cooperativos e a promoção da cooperação na educação infantil. Rev. Assoc. Bras. Psicol. Esc. Educ., v.19, n.2, p.243-252, 2015.

POCERA, J.A. Análise das relações desencadeadas pelos jogos cooperativos na Educação Física do Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira. Seropédica: UFRRJ, 2008.

ROCHA, S.S. Efeitos dos jogos cooperativos nos anos iniciais do ensino fundamental. Ijuí: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 2013.

SALVADOR, M.A.S.; TROTE, S.M.S. Jogos cooperativos: uma estratégia essencial da Cultura Corporal nas escolas públicas. Niterói: Departamento de Educação Física da Universidade Federal Fluminense, 2001.

SILVA, J.K.F. et al. Jogos cooperativos: contribuição na escola como meio socializador entre crianças do ensino fundamental. Motrivivência, v.24, n.39, p.195-205, 2012.

SILVA, S. Jogos cooperativos como ferramenta pedagógica para as aulas de Educação Física. Rev. Carioca Educ. Fís., v.13, n.1, p.34-46, 2018.

SOLER, R. Jogos cooperativos para educação infantil. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.

SOLER, R. Jogos cooperativos. Rio de Janeiro: Sprint, 2006.

Downloads

Publicado

2019-06-27

Como Citar

ALENCAR, Gildiney Penaves de; PEREIRA, Maria da Graça de Lira; PEREIRA, Thiago Teixeira; OLIVEIRA, Cristiane Martins Viegas de; DE MORAIS, Camila Souza; OTA, Gabriel Elias. Jogos Cooperativos: Relações e Importância na Educação Física Escolar. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 220–223, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n2p220-223. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/6601. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos