A Igreja e a Educação a Partir do Concílio Plenário Latino Americano de 1899

Autores

  • Samuel Klauck

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2013v14n1p%25p

Resumo

O estudo apresenta reflexões acerca das transformações ocorridas a partir da segunda metade do século XIX que reordenaram o papel da Igreja como condutora da sociedade, frente ao processo de laicização no contexto europeu e latino americano. Em específico, analisa os discursos de reação presentes no documento elaborado pelo Concílio Plenário Latino Americano, de 1899, voltados ao controle e a manutenção da educação católica a partir do modelo de cristandade proposto e defendido por esta instituição. No aspecto teórico e metodológico, o trabalho vincula-se à perspectiva da história cultural. Como resultado identificou o processo de reação da Igreja, as mudanças relacionadas à educação e ao ensino latino americano; a elaboração de um plano de ação que abarcasse todos os níveis de ensino; bem como, a defesa de que a Igreja e os fiéis deveriam impedir que os valores católicos fossem retirados do ensino público nacional.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

KLAUCK, Samuel. A Igreja e a Educação a Partir do Concílio Plenário Latino Americano de 1899. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 14, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2013v14n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/659. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos