Mapas de Conhecimento: Uma Ferramenta de Aprendizagem Por Meio de Card Informativo Como Instrumento de Ensino

Autores

  • Sandra Fernandes de Oliveira Lima
  • Rubens Barbosa Filho
  • Luciano Vieira Lima
  • Hélcio Camargo Júnior

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2013v14n1p%25p

Resumo

Este artigo apresenta uma ferramenta para o ensino de conteúdos direcionados as mais diversas áreas, os Mapas de Conhecimento. Esta ferramenta tem como objetivo auxiliar na efetivação do processo de Ensino-Aprendizagem. É muito comum aos alunos e estudantes sobrecarregarem o hemisfério esquerdo do cérebro com raciocínios lógicos e matemáticos durante seus estudos e deixarem livre de tarefas o hemisfério direito, o qual é responsável pela abstração, pela criação e pela musicalidade. Diante desse cenário, a ferramenta proposta, constituída por um Raio do Conhecimento e Área da Ignorância correspondente, e a ferramenta de Memorização Permanente de Aprendizado 2n vem contribuir com a possibilidade de integrar os dois hemisférios para efetivação de todos os processos envolvendo o raciocínio e a memorização. Devido ao fato da transmissão do conhecimento ser plenamente dinâmica, estas ferramentas agregam uma estratégia visual singular para dotar os alunos, sempre que se fizer necessário, dos conhecimentos e técnicas fundamentais ao estudo de determinado assunto que venham a garantir a eficaz comunicação entre professor e aluno. Esta ferramenta pode ser aplicada tanto autonomamente, conforme descrita neste artigo, quanto associada aos métodos, ferramentas e metodologias clássicas de ensino, tais como as de Piaget, de Vygotsky, de Trivium, de Skinner, de Problem Based Learning (PBL) e de Paulo Freire.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

LIMA, Sandra Fernandes de Oliveira; BARBOSA FILHO, Rubens; LIMA, Luciano Vieira; CAMARGO JÚNIOR, Hélcio. Mapas de Conhecimento: Uma Ferramenta de Aprendizagem Por Meio de Card Informativo Como Instrumento de Ensino. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 14, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2013v14n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/658. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos