A Educação Patrimonial como Instrumento para o Ensino-Aprendizagem no Bairro do Porto de Cuiabá/MT

Autores

  • Maristene Amaral Matos Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. MT, Brasil.
  • José Serafim Bertoloto Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino; e Universidade Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos de Cultura Contemporânea. MT, Brasil.
  • Nileide Souza Dourado Universidade Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de História. MT, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n2p150-155

Palavras-chave:

Educação Patrimonial. Ensino. Porto Geral de Cuiabá.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a Educação Patrimonial como processo educativo e de valorização na construção do conhecimento individual e coletivo, por intermédio da participação efetiva das comunidades, que detém as diversas referências culturais dos locais nos quais habitam e convivem, tendo como pressuposto que a Educação Patrimonial está situada na confluência entre a educação, a memória, a cultura, o patrimônio e a preservação, por meio da conscientização de crianças, de jovens e de adultos. A pesquisa bibliográfica descritiva com enfoque qualitativo na análise de artigos contemporâneos e clássicos aborda a educação patrimonial e o ensino no Brasil, tendo como aporte o Porto Geral de Cuiabá como patrimônio histórico-cultural, um sítio arquitetônico construído no início do século XVIII e que se mantém abandonado em visível degradação, necessitando passar por um processo de revitalização, via conscientização das autoridades e da comunidade local. Foram realizadas observações in loco e análise direta registrando a situação dos imóveis. Será com práticas educacionais transformadoras, que tenham por base determinados bens ou manifestações consideradas patrimônio cultural, que o desenvolvimento das conservações se concretizará. Dentro deste objetivo, questiona-se: quais as relações da Educação Patrimonial com o ensino? Objetiva-se perceber quais as relações da Educação Patrimonial nos diversos espaços de ensino-aprendizagem no país, enfatizando a percepção material e imaterial, tendo como referência o conjunto arquitetônico histórico do Porto de Cuiabá-MT. A oportunidade do contato com o Patrimônio Histórico por meio da Educação Patrimonial no Ensino se apresenta como um caminho oportuno para o despertar de um novo olhar sobre o patrimônio histórico-cultural e a sua importância para a compreensão da história.

 

Palavras-chave: Educação Patrimonial. Ensino. Patrimônio Histórico.

 

Abstract

The purpose of this article is to present Patrimonial Education as an educational and valorization process in the construction of individual and collective knowledge, through the effective participation of the communities that hold the diverse cultural references of the places where they dwell  and live together, assuming that Education Patrimonial is situated at the confluence among  education, memory, culture, heritage and preservation, through the children’s , youth’s and adults’ awareness. The descriptive bibliographical research with a qualitative focus in the analysis of contemporary and classical articles deals with heritage education and education in Brazil, with the  Cuiabá Port contribution as a historical-cultural heritage, an architectural site built in the early 18th century and it remains abandoned in visible degradation, needing to undergo a revitalization process, via the authorities awareness and the local community. On-site observations and direct analysis were performed, recording the real estate situation. It will be with educational practices transforming, based on certain goods or manifestations considered cultural heritage, that the development of conservations will be accomplished. Within this objective, it is asked: what are the relationships of Patrimonial Education with teaching? The objective of this study is to understand the relationship between heritage education in the various teaching and learning spaces in the country, emphasizing the material and immaterial perception, with reference to the historical architectural set of the Port of Cuiabá-MT. The opportunity of the contact with the Historical Patrimony through the Patrimonial Education in the Teaching presents itself as an opportune way for the awakening of a new look on the historical-cultural patrimony and its importance for the understanding of  history.

 

Keywords: Patrimonial Education. Teaching. Historical Patrimony.

Biografia do Autor

José Serafim Bertoloto, Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino; e Universidade Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos de Cultura Contemporânea. MT, Brasil.

Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte - ABCA. Possui graduação em Licenciatura e Bacharel em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (1985), graduação em Tecnólogo em Bovinocultura pela Universidade Federal de Mato Grosso (1980), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1992), especialização em Museu de Arte pelo MAC-USP (1998) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003).Professor titular da Universidade de Cuiabá, Departamento de Arquitetura e no Mestrado em Ensino. Hoje aposentado como técnico, mas atua como um dos curadores no Museu de Arte e de Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso, onde trabalhou por 28 anos  como  historiador/pesquisador, sendo seu diretor por vários anos. É também professor colaborador no programa de Mestrado em Estudo de Cultura Contemporânea- ECCO/UFMT dede a sua criação em 2006. Artista Plástico com vasta experiência na área de Artes, com ênfase em teoria e crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: artes visuais, cultura popular, patrimônio artístico cultural, semiótica da arte e do design em Mato Grosso.

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Publicado

2019-06-27

Como Citar

MATOS, Maristene Amaral; BERTOLOTO, José Serafim; DOURADO, Nileide Souza. A Educação Patrimonial como Instrumento para o Ensino-Aprendizagem no Bairro do Porto de Cuiabá/MT. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 150–155, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n2p150-155. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/6571. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos