Percepções de Alunos de Medicina sobre Método Ativo de Ensino e Aprendizagem

Autores

  • Beatriz Schorro Gianini Universidade Anhanguera-Uniderp. MS, Brasil.
  • Leda Márcia Araújo Bento Universidade Anhanguera-Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil.
  • Luciana Paes de Andrade Universidade Anhanguera-Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n2p147-149

Palavras-chave:

PBL, Metodologias de Ensino, Medicina

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar a percepção dos acadêmicos, do terceiro e quarto semestres, do Curso de Medicina da Universidade Anhanguera-Uniderp de Campo Grande- MS, sobre a metodologia ativa de ensino e aprendizagem, suas correlações com as bases neurológicas e seus pontos diferenciais com relação à metodologia tradicional. O estudo foi realizado no período de agosto de 2017 a julho de 2018, contemplando 110 estudantes, que responderam, por meio de questionário, 14 perguntas referentes ao tema proposto. Os resultados foram positivos para a metodologia ativa, tendo como destaque os conceitos da autoaprendizagem, consolidação dos estudos e competência para resolução de problemas por meio desse método. Além disso, houve uma forte correlação entre o entendimento do funcionamento do PBL (Problem Based Learning – metodologia ativa) e o estudo das bases neurológicas, o que reforça a importância deste na grade curricular do Curso de Medicina. Conclui-se que a metodologia ativa vem sendo reconhecida, positivamente, pelos acadêmicos de medicina e que o profissional formado (egresso) nesse modelo apresenta características, que se traduzem em diversas qualidades, as quais poderão auxiliar a sua carreira profissional. Entretanto, são necessários mais estudos que explicitem as implicações de tal metodologia na vida pessoal de cada acadêmico.

Palavras-chave: PBL. Metodologias de Ensino. Medicina.

 

Abstract

This study aimed to verify the perception of the third and fourth semesters of the course of Medicine of  Anhanguera-Uniderp University of Campo Grande-MS, on the active teaching and learning methodology, their correlations with the neurological bases and their points with traditional methodology. The study was carried out from August 2017 to July 2018, with 110 students, who answered, through a questionnaire, 14 questions related to the proposed theme. The results were positive for the active methodology, highlighting the concepts of self-learning, consolidation of studies and competence to solve problems through this method. In addition, there was a strong correlation between the understanding of the functioning of PBL (Problem Based Learning) and the study of the neurological bases, which reinforces the importance of the same in the curricular curriculum of the Medicine Course. It is concluded that the active methodology has been positively recognized by medical academics and that the trained professional (alumnus) in this model has characteristics, which translate into several qualities, which may help their professional career. However, further studies are needed to explain the implications of such methodology in the personal life of each academic.

Keywords: PBL. Teaching Methodologies. Medicine.

Biografia do Autor

Beatriz Schorro Gianini, Universidade Anhanguera-Uniderp. MS, Brasil.

Acadêmica do Curso de Medicina da Universidade Anhanguera-Uniderp

Leda Márcia Araújo Bento, Universidade Anhanguera-Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil.

Docente do Curso de Medicina da Universidade Anhanguera-Uniderp

Doutora em Fisiologia - UNICAMP

Luciana Paes de Andrade, Universidade Anhanguera-Uniderp, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. MS, Brasil.

Docente dos Cursos de Ciências Biológicas e Medicina da Universidade Anhanguera-Uniderp

Doutora em Ciências - USP

Referências

AUSUBEL, D. P. The psychology of meaningful verbal learning. New York: Grune & Stratton, 1963.

BORGES, M.C. et al. Aprendizado baseado em problemas. São Paulo. 2014.

BRASIL, Ministério da Saúde. Promed-Programa de Incentivo às Mudanças Curriculares para as Escolas Médicas. Brasília: Ministério da Saúde; 2002.

BRASIL, Ministério da Saúde. Síntese das diretrizes curriculares nacionais para a educação básica. Brasília: Ministério da Saúde; 2016.

CARDOSO, S.H.O.; SABBATINI, R.M.E. Aprendizagens e mudanças no cérebro. Rev. Cérebro Mente, v.11, 2000.

DING, X. et al. Assessing the effectiveness of problem-based learning of preventive medicine education in China. Scie. Reports, 4, 2014. doi: 10.1038/srep05126.

LEITE, L.; AFONSO, A. Aprendizagem baseada na resolução de problemas. Características, organização e supervisão. Bol. Ciênc., v.48, p.253-260, 2001.

LEITE, L.; ESTEVES, E. Ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas na Licenciatura em Ensino da Física e Química. In: SILVA, B.; ALMEIDA, L. Comunicação apresentada no VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2005. p.1751-1768

LENT, R. Cem bilhões de neurônios. São Paulo: Artmed, 2003.

PEÑA, A.O. Mapas conceituais: uma técnica para aprender. São Paulo: Loyola, 2005.

RIBEIRO, E.C.O. Ensino/aprendizagem na Escola Médica. In: MARCONDES, E.; GONÇALVES, E.L. (org.). Educação médica. São Paulo: Sarvier, 1998. p.40-49

SI, J. Uma análise dos ensaios reflexivos dos estudantes de medicina na aprendizagem baseada em problemas. Rev. Coreana Educ. Médica, v.30, n.1, p.57-64, 2018.

SOBRAL, F.R.; CAMPOS, C.J.G. The use of active methodology in nursing care and teaching in national productions: an integrative review. Rev. Escola Enferm. USP, v.46, n.1, p.208-218, 2012.

VASCONCELOS, C.; PRAIA, J.F.; ALMEIDA, L.S. Teorias de aprendizagem e o ensino/aprendizagem das ciências: da Instrução à aprendizagem. Psicol. Escolar Educ., v.7, n.1, p.11-19, 2003.

Downloads

Publicado

2019-06-27

Como Citar

GIANINI, B. S.; BENTO, L. M. A.; ANDRADE, L. P. de. Percepções de Alunos de Medicina sobre Método Ativo de Ensino e Aprendizagem. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 147–149, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n2p147-149. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/6498. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos