Avenidas Mentais do Prazer Químico “Barato”: Uma Introdução ao Estudo das Drogas Psicoativas e da Dependência Sob a Perspectiva da Moderna Psicologia Evolucionista

Autores

  • Thiago Perez Bernardes de Moraes
  • Geraldo Leopoldo Silva de Torrecillas
  • Geraldo Leopoldo Silva de Torrecillas

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2013v14n2p%25p

Resumo

Sob o prisma da psicologia evolutiva, esse artigo pretendeu analisar como nossa espécie se tornou susceptível ao vício em substâncias psicoativas. Trabalhamos com duas hipóteses dicotômicas. A primeira é de que a seleção natural estruturou em nossa mente mecanismos de prazer que estão ligados à manutenção da vida e ao sucesso reprodutivo, e nesse sentido as drogas são uma espécie de atalho dentro desses mecanismos. A dependência, nesse contexto, estaria ligada ao descompasso químico em nosso cérebro causado por um desgaste. A outra hipótese é a de que as drogas psicoativas foram importantes para a manutenção da vida de nossos ancestrais em períodos difíceis e de muitas incertezas. Então, se considerarmos o seu fator viciante, ele seria uma consequência adaptativa do uso comum das drogas no passado. Além de trabalhar essas hipóteses, o artigo objetiva alertar os legisladores e os formuladores de políticas públicas sobre a necessidade de se refletir sobre novos meios de controle da drogalização na sociedade contemporânea.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

DE MORAES, Thiago Perez Bernardes; DE TORRECILLAS, Geraldo Leopoldo Silva; DE TORRECILLAS, Geraldo Leopoldo Silva. Avenidas Mentais do Prazer Químico “Barato”: Uma Introdução ao Estudo das Drogas Psicoativas e da Dependência Sob a Perspectiva da Moderna Psicologia Evolucionista. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 14, n. 2, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2013v14n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/648. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos