Percursos Históricos da Escola Primária em Mato Grosso

Autores

  • Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida Universidade de Cuiabá, Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Ensino. MT, Brasil.
  • Neuza Bertoni Pinto Universidade Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Matemática. MT, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n4p422-432

Palavras-chave:

Escola Primária, Cultura escolar, Diretrizes educacionais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo destacar os elementos da cultura escolar predominantes na Escola Primária mato-grossense, inventariados a partir da legislação e normas no período de expansão escolar em Mato Grosso. O estudo desenvolvido pelo viés histórico se ancora na abordagem da história-cultural e tem como fontes documentais, a legislação e o regulamento que definiram as diretrizes educacionais para a organização do Ensino Primário, levando em consideração os aspectos históricos, políticos e pedagógicos da época. O estudo aponta que apesar dos esforços, as Diretrizes Educacionais do Estado de Mato Grosso (1965) evidenciam a preocupação do Governo e a necessidade de melhoria no processo educativo das Escolas Primárias de Mato Grosso. No entanto, esta melhoria dependeria não apenas de boa vontade política, mas de uma proposta político-pedagógica direcionada ao Ensino Primário e a melhoria das condições de trabalho do professor na educação mato-grossense.

 

Palavras-chave: Escola Primária. Cultura Escolar. Diretrizes Educacionais.

 

Abstract

This article aims to highlight the elements of school culture prevalent in the primary school of Mato Grosso, inventoried from the legislation and norms during the school expansion period in Mato Grosso. The study developed by the historical bias is anchored in the approach of cultural history and has as documentary sources, legislation and regulation that defined the educational guidelines for the organization of primary education, taking into account the historical, political and pedagogical aspects of the time. The study points out that despite the efforts, the Educational Guidelines of the State of Mato Grosso (1965) show the government concern and the need for improvement in the educational process of primary schools in Mato Grosso. However, this improvement would depend not only on political goodwill but on a political-pedagogical proposal aimed at primary education and at improving the teachers’ working conditions in Mato Grosso State's education.

 

Keywords: Primary School. School Culture. Educational Guidelines.

 

Referências

ALVES, L.M.A. Nas trilhas do ensino. Educação em Mato Grosso: 1910-1946. Cuiabá: EdUFMT, 1998.

CERTEAU, M A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexão sobre um campo de pesquisa. Teoria Educ., n.2, p.177-229, 1990.

FAZENDA, I.C.A. Educação no Brasil anos 60: o pacto do silêncio. São Paulo: Loyola, 1988.

JACOMELI, M.R.M. A instrução pública primária em Mato Grosso na Primeira República: 1891 a 1927. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1998.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Rev. Bras. Hist. Educ. n.1, p. 9-43, 2001,

MATO GROSSO. Rolo nº 055 planilha, microfilme cópia no Centro de Documentação Tekio Arandiu/NEPPI/UCDB. Mensagem do Coronel Pedro Celestino Corrêa da Costa. Assembléia Legislativa ,13 de maio de 1910.

MATO GROSSO. Regulamento da Instrução Pública Primária. Cuiabá/MT,1910.

MATO GROSSO. Regulamento da Instrução Pública Primária. Cuiabá/MT,1927.

MATO GROSSO. Relatório apresentado ao Diretor de Instrução Pública Primária de Mato Grosso, 1931.

MATO GROSSO. Diretrizes para a Educação em Mato Grosso. Secretaria de Educação, Cultura e Saúde – PLAMAT. Cuiabá – março de 1965.

MICOTTI, M.C.O. Métodos de alfabetização e o processo de compreensão. Arquivos Rioclarenses de Educação. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro, 1970.

ROMANELLI, O.O. História da educação no Brasil (1930/1973). Petrópolis: Vozes, 2007.

SOUZA, T.F.M. Alfabetização na Escola Primária em Diamantino-MT (1930 a 1970). Cuiabá: UFMT, 2006.

SIMIÃO, R.A.V. História e memória: O processo de profissionalização docente em Mato Grosso (1930-1960). Cuiabá: UFMT, 2004.

ZOTTI, S.A. Sociedade, educação e currículo no Brasil: dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas: Autores Associados, 2004.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

DE ALMEIDA, Laura Isabel Marques Vasconcelos; PINTO, Neuza Bertoni. Percursos Históricos da Escola Primária em Mato Grosso. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 4, p. 422–432, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n4p422-432. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/6463. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos