Tecnologias Móveis para Alfabetização: Apontamentos sobre o Aplicativo Palma

Autores

  • Ana Graciela M. F. da Fonseca Voltolini Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. MT, Brasil.
  • José Serafim Bertoloto Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. MT, Brasil.
  • Ed Wilson Rodrigues Silva Júnior Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. MT, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n3p267-272

Palavras-chave:

Dispositivos móveis, Aplicativo, Alfabetização

Resumo

A partir do desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC, esses dispositivos oferecem novos recursos e possibilidades também para o ensino, através de celulares, de smartphones, de tablets e de aplicativos, por exemplo. A UNESCO é grande incentivadora do uso de tecnologias e de recursos móveis para apoiar, facilitar e promover o acesso aos materiais e aos conteúdos educacionais. Nesse cenário, o presente artigo apresenta apontamentos sobre o Aplicativo Palma, um recurso para dispositivos móveis que auxilia na alfabetização na língua materna. Trata-se de um artigo bibliográfico e documental que analisa essa ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem inserida no conceito de Aprendizagem Móvel. De acordo com o estudo, a opção por um dispositivo móvel, acessível, e a utilização de uma interface simples, amigável, indica um caminho para inserção significativa das tecnologias móveis no contexto educacional, sobretudo, para pessoas com pouca ou nenhuma alfabetização.

 

Palavras-chave: Dispositivos Móveis. Aprendizagem Móvel. Ensino.

 

Abstract

From the development of Digital Information and Communication Technologies - TDIC, these devices offer new features and possibilities for teaching, through cell phones, smartphones, tablets and applications, for example. UNESCO strongly encourages the use of mobile technologies and resources to support, facilitate and promote access to educational materials and content. In this scenario, this article presents notes about the Palma Application, a resource for mobile devices that assists in literacy in the mother tongue. It is  a bibliographical and documentary article that analyzed this support tool to the process of teaching and learning inserted in the concept of Mobile Learning. According to the study, the choice of an accessible mobile device and the use of a simple, user-friendly interface indicate a path for meaningful insertion of mobile technologies into the educational context, especially for people with little or no literacy.

 

Keywords: Mobile devices. Mobile Learning. Teaching.

Biografia do Autor

Ana Graciela M. F. da Fonseca Voltolini, Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. MT, Brasil.

Doutora em Comunicação Social (UMESP). Docente da FACS – Faculdade de Comunicação Social da Universidade de Cuiabá (Unic). Docente colaborada do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Unic/IFMT).

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Publicado

2019-10-02

Como Citar

VOLTOLINI, Ana Graciela M. F. da Fonseca; BERTOLOTO, José Serafim; SILVA JÚNIOR, Ed Wilson Rodrigues. Tecnologias Móveis para Alfabetização: Apontamentos sobre o Aplicativo Palma. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 267–272, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n3p267-272. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/6447. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos