Só Letrando: Reflexão Sobre os Usos da Língua na Alfabetização

Autores

  • Ana Paula Pinheiro da Silveira

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2013v14n2p%25p

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre o papel da escola como agência de letramento, a partir dos resultados publicados em 2011, do Índice de Analfabetismo Funcional (INAF) e da Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização (Prova ABC), para o Ensino Fundamental. Os resultados do INAF, bem como da Prova ABC, revelam que o acesso à escola ainda está muito distante de formar leitores. Partindo dos conceitos de alfabetização e letramento, percorremos a história dos métodos de alfabetização e sua relação com a proposta instaurada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e vislumbramos alguns caminhos e possíveis soluções para o iletrismo.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

DA SILVEIRA, Ana Paula Pinheiro. Só Letrando: Reflexão Sobre os Usos da Língua na Alfabetização. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 14, n. 2, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2013v14n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/638. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos