Estudo sobre Igualdade de Gênero em uma Escola de Ensino Médio de Comunidade do Rio de Janeiro, RJ

Autores

  • Renata Corrêa Sinimbú Almeida Centro Universitário Augusto Motta. RJ.
  • Maria Geralda de Miranda Centro Universitário Augusto Motta, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local. RJ.
  • Roy Reis Friede Centro Universitário Augusto Motta, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local. RJ, Brasil.
  • Patricia Maria Dusek Centro Universitário Augusto Motta, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local. RJ, Brasil.
  • Kátia Eliane Santos Avelar Centro Universitário Augusto Motta, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local. RJ, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-7883-9442

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n2p201-209

Palavras-chave:

Gênero. Direitos Humanos. Educação.

Resumo

A busca pela igualdade e direitos da mulher é um assunto atual, presente não só no universo acadêmico, mas junto à mídia e em toda a sociedade. Nesse sentido, este estudo teve por objetivo trabalhar a igualdade de gênero na educação básica. Para tanto, foram realizadas atividades interdisciplinares, que possibilitassem a construção do conhecimento sobre os conceitos relativos à igualdade de gênero e os direitos humanos, com a participação de 50 alunos do 1° ano do Ensino médio, sendo 26 homens e 24 mulheres, com idade média entre 15 e 19 anos. Após as atividades foi observado que 72% dos alunos concordam que a separação de gênero não deve ser praticada em nenhum tipo de ambiente, afirmando que a inserção de discussões sobre gênero na escola pode aumentar a conscientização e respeito à diversidade de valores, crenças e comportamentos. 100% dos alunos afirmaram que cor, raça e opção sexual são os principais motivos de rotulagem no ambiente escolar. Tais resultados expressam o conhecimento dos alunos sobre a necessidade de igualdade na sociedade, onde meninos e meninas afirmaram que a escola tem papel fundamental na conscientização de que a igualdade de gênero é a principal ferramenta para a construção de uma sociedade em que homens e mulheres possuam direitos, deveres e oportunidades iguais.

 

Palavras-chave: Gênero. Direitos Humanos. Educação.

 

Abstract

The quest for equality and women's rights is a current issue, present not only in the academic universe, but also in the media and throughout society. In this sense, this study aimed to work on gender equality at elementary school. Interdisciplinary activities were carried out to construct knowledge about gender equality concepts, with the attendance of 50 freshman students from high school, 26 men and 24 women, with average age between 15 and 19 years. After the activities, it was observed that 72% of the students believed that gender separation should not be practiced in any kind of environment, affirming that the insertion of gender discussions in school can increase awareness and respect for the diversity of values, beliefs and behaviors. 100% of the students stated that color, race and sexual choice are the main reasons for labeling in the school environment. These results express the students' knowledge about the need for equality in society, where boys and girls affirm that school plays a fundamental role in raising awareness that gender equality is the main tool for building a society in which men and women have rights, duties and opportunities.

 

Keywords: Gender. Human Rights. Education.

Biografia do Autor

Renata Corrêa Sinimbú Almeida, Centro Universitário Augusto Motta. RJ.

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), Rio de Janeiro, RJ.

Maria Geralda de Miranda, Centro Universitário Augusto Motta, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local. RJ.

Pós doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), Rio de Janeiro, RJ.

Roy Reis Friede, Centro Universitário Augusto Motta, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local. RJ, Brasil.

Doutor em Direito Político pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente e Pesquisador do Programa de Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Patricia Maria Dusek, Centro Universitário Augusto Motta, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local. RJ, Brasil.

Pós doutora em Justiça Constitucional pela Università di Pisa. Coordenadora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), Rio de Janeiro, RJ.

Kátia Eliane Santos Avelar, Centro Universitário Augusto Motta, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local. RJ, Brasil.

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Pesquisadora da Universidade Santa Úrsula (USU) e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), Rio de Janeiro, RJ.

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Publicado

2019-06-27

Como Citar

ALMEIDA, Renata Corrêa Sinimbú; DE MIRANDA, Maria Geralda; FRIEDE, Roy Reis; DUSEK, Patricia Maria; AVELAR, Kátia Eliane Santos. Estudo sobre Igualdade de Gênero em uma Escola de Ensino Médio de Comunidade do Rio de Janeiro, RJ. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 201–209, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n2p201-209. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/6339. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos