Diretrizes de Ensino e Prática Pedagógica: Visão de Professores da Rede Pública Estadual

Autores

  • Rosangela Maria de Almeida
  • Eliane Provate Queiroz Martins

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2013v14n2p%25p

Resumo

Diante de críticas à qualidade do ensino de Língua Inglesa - LI nas escolas públicas e a responsabilização dos professores por índices insatisfatórios de aprendizagem buscamos compreender melhor o contexto educacional paranaense, retratando a visão docente. Considerando o respaldo teórico mais recente aos profissionais da área, as Diretrizes Curriculares Estaduais – DCE para o Ensino de Língua Estrangeira Moderna – LEM, publicado em 2008, investigamos sua influência como referenciais teóricos na prática educacional. Para tanto, foi elaborado e aplicado um questionário, com questões objetivas abertas a comentários e justificativas, a um pequeno grupo de professores, totalizando 13 docentes e, a partir de suas respostas foi identificado certo descontentamento em relação às condições inapropriadas de cursos, condições de trabalho, falta de participação da comunidade escolar, referenciais teóricos obscuros, apontamento de defasagens linguísticas e didáticas. Diante desse contexto, percebemos sugestões implícitas às críticas dos professores participantes

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

DE ALMEIDA, Rosangela Maria; MARTINS, Eliane Provate Queiroz. Diretrizes de Ensino e Prática Pedagógica: Visão de Professores da Rede Pública Estadual. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 14, n. 2, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2013v14n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/631. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos