Reflexões Sobre a Ação Didática e a Formação Docente no Ensino Superior: Um Levantamento Bibliográfico

Autores

  • Samuel José Amaral de Jesus Universidade Estadual de Feira de Santana, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente. BA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n2p192-195

Palavras-chave:

Pedagogia Universitária, Didática, Formação Docente.

Resumo

A formação do professor do Ensino Superior se constrói em consonância com as novas configurações do mundo globalizado, isto é, acompanha as diversas tecnologias da atualidade, em um programa que seja altamente especializado e pronto para adotar as diversas estratégias que compõem o exercício profissional. Assim, esta produção tem como objetivo analisar um levantamento sobre a relevância das recentes publicações sobre a docência no Ensino Superior, enfatizando a didática e a formação profissional no âmbito universitário, condizendo com uma revisão literária. Os dados pesquisados permitiram observar que o cenário atual exige aprimoramento constante dos ofícios empregados para a docência, e esse aperfeiçoamento se refere, em especial, à prática pedagógica do professor como também a sua formação continuada. A pesquisa bibliográfica confere o perfil deste estudo, em um levantamento que resultou na seleção de 27 obras de abordagem condizente aos dias atuais, que atenderam de algum modo aos critérios estabelecidos para a inclusão. Em suma, percebe-se que existe a necessidade de reavaliação do papel docente, não apenas por parte dos educandos, mas também pelo próprio profissional, a fim de se aprimorar e compreender claramente a importância da pedagogia universitária para o seu crescimento, enquanto mediador dos conhecimentos nas Instituições de Ensino Superior.

 

Palavras-chave: Pedagogia Universitária. Didática. Formação Docente.

 

Abstract

The formation of the higher education professor is built in accordance with the new configurations of the globalized world, that is, it accompanies the various technologies of today, in a program that is highly specialized and ready to adopt the various strategies that make up the professional practice. Thus, this production aims to analyze a survey about the relevance of recent publications on teaching in higher education, emphasizing didactics and professional training in the university context, in line with a literary review. The researched data allowed us to observe that the current scenario requires an ever-steady improvement in the professions, and this improvement refers in particular to the pedagogical practice of the professor as well as to his or her  continuing education. The bibliographic research confers the profile of this study, in a survey that resulted in the selection of 27 works of approach consistent with the current days, which met the criteria established for inclusion somehow. In short, it is perceived that there is a need to re-evaluate the teaching role, not only by students, but also by the professional himself or herself, in order to improve and understand clearly the importance of university pedagogy for its growth as mediator of knowledge in Higher Education Institutions.

 

Keywords: University Education. Didactics. Teacher Training.

Biografia do Autor

Samuel José Amaral de Jesus, Universidade Estadual de Feira de Santana, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente. BA, Brasil.

Bacharel em Biomedicina (Faculdade Nobre de Feira de Santana), Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior (Fundação Visconde de Cairu), Mestrando (Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS).

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Publicado

2019-06-27

Como Citar

DE JESUS, Samuel José Amaral. Reflexões Sobre a Ação Didática e a Formação Docente no Ensino Superior: Um Levantamento Bibliográfico. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 192–195, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n2p192-195. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/6288. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos