Ensino, Reformas e Política nas Crônicas de Educação de Cecilia Meireles (1930-1933)

Autores

  • Bernadete de Lourdes Streisky Strang Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n3p353-362

Palavras-chave:

Intelectuais. Cecília Meireles. Diário de Notícias. Crônicas de Educação.

Resumo

Este artigo é um recorte de pesquisa maior e teve como objetivo compreender como os intelectuais da década de 1930, a pedido do próprio Vargas e seu Ministro da Educação e Saúde, Francisco Campos, colaboraram para a organização e para a construção de políticas para a Educação em perspectiva nacional, considerando que estas contribuições seriam contempladas no Capítulo relativo à Educação na nova Carta Magna de 1934. Portanto, trata-se do estudo histórico das ideias e do envolvimento político de Cecília Meireles, seus pensamentos, ações e inserção nos grupos e tendências intelectuais, que discutiam os rumos para a Educação, assim como suas iniciativas no âmbito da formação, da organização e da disseminação da cultura no Brasil da década de 1930. As fontes utilizadas nesta pesquisa foram as Crônicas1 de Educação, publicadas diariamente na Página de Educação do jornal carioca Diário de Notícias, na coluna Comentário, entre os anos de 1930 a 1933 e a correspondência entre Cecília Meireles e Fernando de Azevedo.

Palavras-chave: Intelectuais. Cecília Meireles. Diário de Notícias. Crônicas de Educação.

Abstract
This article is a major research cut and aimed to understand how the  intellectuals of the 1930s, at the request of Vargas himself and his Minister of Education and Health, Francisco Campos, collaborated in the organization and construction of policies for education in a national perspective, considering that these contributions would be contemplated in the Chapter on Education in the new Magna Carta of 1934. Therefore, it is the historical study of the ideas and political involvement of Cecília Meireles, her thoughts, actions and insertion in the groups and intellectual tendencies that discussed the paths to education, as well as their initiatives in the field of formation, organization and dissemination of culture in Brazil in the 1930s. The sources used in this research were the Chronicles of Education of “Diário de Notícias” (a journal from Rio de Janeiro), published daily on the Journal Education Page in the column Commentary, between the years 1930 to 1933 and the correspondence between Cecília Meireles and Fernando de Azevedo.

Keywords: Intellectuals. Cecília Meireles. Diário de Notícias. Chronicles of Education

Biografia do Autor

Bernadete de Lourdes Streisky Strang, Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2003) e Doutorado em Ciências da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). É Professora da Universidade Norte do Paraná, Modalidade Educação à Distância e Professora do Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias - UNOPAR. Coordena o Projeto "HISTÓRIA, MEMÓRIA E MAGISTÉRIO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NAS ESCOLAS DE PROFESSORES DE LONDRINA (1945-1970)" com apoio do Cnpq. Também participa do Grupo de Pesquisa da História Intelectual e Educação da Universidade Federal do Paraná, coordenado pelo Dr. Carlos Eduardo Vieira.

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Publicado

2018-09-30

Como Citar

STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Ensino, Reformas e Política nas Crônicas de Educação de Cecilia Meireles (1930-1933). Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 353–362, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n3p353-362. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/6266. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos