Literatura, Ensino e Multiculturalismo: Escritoras Negras em Sala de Aula

Autores

  • Rosemar Eurico Coenga Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. MT, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n2p141-146

Palavras-chave:

Literatura, Multiculturalismo, Escritoras Negras.

Resumo

Como as narrativas de Quarto de despejo: diário de uma favelada (2004), de Carolina Maria de Jesus e Ponciá Vicêncio (2017), de Conceição Evaristo buscam compreender a figura da mulher e do negro como personagem literário? Neste artigo, apresentam-se  resultados obtidos a partir de um relato de experiência com o gênero romance, em uma turma do Terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. O objetivo visa criar oportunidades para os alunos se expressarem subjetivamente sobre a leitura literária compartilhada pela turma, bem como obter registros da recepção deles em relação às questões étnico-raciais comprometidas com a luta antirracista no Brasil. Os resultados apontam que ao compartilharem as leituras, evidenciando seu ponto de vista, aceitando ou refutando ideias, há possibilidade de uma interação entre os alunos, entre alunos e professor, e, o texto e o autor, ocasionando um alargamento da visão de mundo.

 

Palavras-chave: Literatura. Relato de Experiência. Lei nº 10639/2003.

 

Abstract

How do the narratives of Quarto de despejo: diário de uma favelada (2004), by Carolina Maria de Jesus and Ponciá Vicencio (2017), by  Conceição Evaristo seek to understand the woman’s figure and the black like literary personage? In this article,  results obtained from an experience report with the novel genre are presented in a class of the third year of high school in a public school. Our objective is to create opportunities for students to express themselves subjectively about the literary reading shared by the class, as well as to obtain records of their reception regarding issues related to ethnic-racial relations committed to the anti-racist struggle in Brazil. The results show that uponsharing the readings, evidencing their point of view, accepting or refuting ideas, there is a possibility of an interaction among the students, between students and teacher, among  the students, the text and the author, causing a widening of the world vision.

 

Keywords: Literature. Experience Report. Law 10639/2003.

Biografia do Autor

Rosemar Eurico Coenga, Universidade de Cuiabá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. MT, Brasil.

Doutor em Teoria Literária e Literaturas pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino UNIC/IFMT. 

Referências

CANDIDO, A. O direito à literatura. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

EVARISTO, C. Ponciá Vicêncio. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.

GARCIA, P.B. Rodas de leitura: formação do leitor e identidade. In. Biblioteca e mediação da leitura. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2010. p.60-64.

ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: 34, 1996.

JESUS, C.M. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2004.

JOBIM, J.L. A literatura no ensino médio: um modo de ver e usar. In: ZILBERMAN, R.; ROSING, T. Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009, p.113-137.

KLEIMAN, A. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

LAROSSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

PAULINO, G.; COSSON, R. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, R.; RÖSING, T.M.K. (org.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1997.

TFOUNI, L.V. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 2000.

YUNES, E. Círculos de leitura: teorizando a prática. Rev. Leitura Teoria Prática, n.33. p.17-21, 1999.

Downloads

Publicado

2019-06-27

Como Citar

COENGA, Rosemar Eurico. Literatura, Ensino e Multiculturalismo: Escritoras Negras em Sala de Aula. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 141–146, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n2p141-146. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/6263. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos