A Formação Inicial de Professores no EaD e a Iniciação Científica: a Experiência do Projeto de Pesquisa Professor seu Lugar é Aqui EAD

Autores

  • Okçana Battini Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias; e Curso de Pedagogia EaD. PR. Brasil.
  • Vinicius Salvi Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias; e Curso de Pedagogia EaD. PR. Brasil.
  • Sandra Regina Reis Universidade Estadual do Norte do Paraná. PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n3p328-335

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Modalidade EaD, Ensino a Distância, Formação Inicial de Professores

Resumo

No momento atual, o crescimento da Educação a Distância (EaD) atende outros direcionamentos. A oferta, que tinha forte vinculação somente com o ensino, passa a se estender à pesquisa e à extensão. As universidades públicas e privadas começam a investir em pesquisa com aluno de EaD e inserir programas de iniciação científica nesta modalidade. Nos cursos de formação de professores na EaD essa tendência tende a ser mais presente e apontam para a necessidade de fortalecimento. As questões aqui apontadas decorrem de um recorte do projeto de Pesquisa: “Professor seu lugar é aqui EaD: estudos mediados pelas tecnologias sobre a formação, trabalho e práticas pedagógicas no espaço escolar”. O recorte apresentado recai sobre a descrição de como foram realizadas as atividades com os alunos de Iniciação Científica matriculados nos cursos de Licenciatura EaD da Unopar. É importante salientar que o atendimento ao estudante de iniciação cientifica EaD foi realizado por meio das tecnologias da informação e da comunicação, via AVA, sendo acompanhado por professores doutores e alunos do Mestrado em Ensino da Universidade. As discussões apresentadas demonstram o ineditismo de ações de Iniciação Científica no Ensino a Distância e apontam para caminhos possíveis para se expandir e consolidar este processo na EaD.

Palavras chaves: Iniciação Científica. Modalidade Ensino a Distância. Formação Inicial de Professores.

Abstract

Nowadays, the growth of distance education (EAD) serves other directions. The offer that had a strong connection only with teaching began to be extended to research and extension. Public and private universities begin to invest in research with EaD students and to introduce scientific initiation programs in this modality. In teacher  training courses in EaD this trend tends to be more present and point to the need for strengthening. The questions mentioned in the study herein derive from a cut-off of the research project “Professor seu lugar é Aqui Ead”: studies mediated by technologies on training, work and pedagogical practices in the school space”. The cut-off exhibited , falls on the description of how the activities were carried out with the students of Scientific Initiation enrolled in the courses of Bachelor Degree EADS of Unopar. It is important to point out that the service to the scientific initiation student EaD was carried out through the information and communication technologies, via AVA, being followed up by professors doctors and students of the Master’s degree Teaching of the University. The discussions presented demonstrate the novelty of Scientific Initiation actions in Distance Learning and point to possible ways to expand and consolidate this process in EaD.

Keywords: Scientific Initiation. Distance Learning Modality. Initial Teacher’s Training.

Biografia do Autor

Okçana Battini, Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias; e Curso de Pedagogia EaD. PR. Brasil.

Professora do Programa de Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias - Unopar. Professora do curso de Pedagogia EAD.

Vinicius Salvi, Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias; e Curso de Pedagogia EaD. PR. Brasil.

Mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. Colaborador do projeto Professor seu Lugar é Aqui EaD. Email: visalvi@hotmail.com

Sandra Regina Reis, Universidade Estadual do Norte do Paraná. PR, Brasil.

Doutora em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP). Professora Titular da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Colaboradora do Projeto de Pesquisa Professor seu Lugar é aqui EaD.  E-mail: sandra.rampazzo@gmail.com

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Publicado

2018-09-30

Como Citar

BATTINI, O.; SALVI, V.; REIS, S. R. A Formação Inicial de Professores no EaD e a Iniciação Científica: a Experiência do Projeto de Pesquisa Professor seu Lugar é Aqui EAD. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 328–335, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n3p328-335. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/6220. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos