Um Estudo em Publicidade: As Diferenças nos Signos Visuais Entre Propagandas do Início dos Séculos XX e XXI

Autores

  • Levy Henrique Bittencourt Neto
  • Bernadete de Lourdes Streisky Strang

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2013v14n3p%25p

Resumo

O estudo teve como objetivo identificar, analisar e comparar signos presentes em peças publicitárias publicadas no jornal O Estado de S. Paulo em dois períodos distintos – nos primeiros anos do século XX e no ano de 2008. Foram utilizadas como método de análise as tricotomias dos signos enunciadas na teoria semiótica de Charles Sanders Peirce. Um procedimento comparativo foi utilizado para analisar as diferenças entre os signos expostos e identificar em quais aspectos os signos visuais se alteraram nas duas épocas distintas para combinar elementos, tais como: indefinição, acaso, espontaneidade, pensamentos imediatos, qualidades, dualidade, matéria, ação-reação, determinação, continuidade, generalidade, inteligência, mediação e tempo – e assim produzir sentido e gerar persuasão.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

BITTENCOURT NETO, Levy Henrique; STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky. Um Estudo em Publicidade: As Diferenças nos Signos Visuais Entre Propagandas do Início dos Séculos XX e XXI. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 14, n. 3, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2013v14n3p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/622. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos