Eficácia Docente: Autoavaliação de Professores da Educação Básica

Autores

  • Fabio Luiz da Silva Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.
  • Fabiane Tais Muzardo Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil. Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História, PR, Brasil.
  • Julho Zamariam Unopar, Curso de Pedagogia. PR, Brasil.
  • Fabiane Luzia Menezes Santos Unopar, Curso de Pedagogia. PR, Brasil.
  • Brenda Bazante Unopar, Curso de Pedagogia. PR, Brasil.
  • Catia Oliveira Alves Unopar, Curso de Pedagogia. PR, Brasil.
  • Edyta Malgorzata Szendzielorz Unopar, Curso de Pedagogia. PR, Brasil.
  • Kelen Cristina Ribeiro Unopar, Curso de Pedagogia. PR, Brasil.
  • Priscila Oliveira da Paz Vargas Unopar, Curso de Pedagogia. PR, Brasil.
  • Walef Paulo Quintiliano Unopar, Curso de Pedagogia. PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n3p277-282

Palavras-chave:

Ensino, Autoeficácia, Gestão da Sala de Aula

Resumo

Desde o surgimento da escola moderna, existe a preocupação com o comportamento dos alunos na sala de aula. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa que investigou a autoavaliação de professores da Educação Básica a respeito do uso ou não de estratégias consideradas eficazes em estudos internacionais. Para isso, utilizou-se um instrumento de pesquisa construído a partir do exposto por Reynolds et al (2002). Foram investigados 59 professores, que lecionam em escolas de 12 municípios brasileiros. Os resultados obtidos apontam semelhança com outros estudos realizados. Os professores participantes apresentaram robusta crença em sua autoeficácia em sala de aula.

Palavras-chave: Ensino. Autoeficácia. Gestão da Sala de Aula

Abstract

Since the emergence of the modern school, there is concern about the students’ behavior in the classroom. The purpose of this article is to present the results of a research that investigated the self-assessment of primary education teachers regarding the use or not of strategies considered effective in international studies. For this, a research instrument constructed from the one exposed by Reynolds et al (2002) was used. 59 teachers were investigated, who teach in schools in 12 Brazilian cities. The obtained results are similar to the other studies carried out. Participating teachers presented strong belief in their self efficacy in the classroom.

Keywords: Teaching. Self-efficacy. Classroom Management

Biografia do Autor

Fabio Luiz da Silva, Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.

Doutor em História. Professor do Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Unopar. Professor do Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade Estadual de Londrina.

Fabiane Tais Muzardo, Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil. Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História, PR, Brasil.

Doutoranda em História pela UFPR. Professora de História da Unopar.

Julho Zamariam, Unopar, Curso de Pedagogia. PR, Brasil.

Mestre em História. Profesor de História da Unopar e da Educação Básica.

Fabiane Luzia Menezes Santos, Unopar, Curso de Pedagogia. PR, Brasil.

Mestre em História. Coordenadora do curso de Licenciatura em História. Professora da Educação Básica.

Brenda Bazante, Unopar, Curso de Pedagogia. PR, Brasil.

Granduanda na Unopar. Participante de Projeto de Iniciação Científica.

Catia Oliveira Alves, Unopar, Curso de Pedagogia. PR, Brasil.

Granduanda na Unopar. Participante de Projeto de Iniciação Científica.

Edyta Malgorzata Szendzielorz, Unopar, Curso de Pedagogia. PR, Brasil.

Granduanda na Unopar. Participante de Projeto de Iniciação Científica.

Kelen Cristina Ribeiro, Unopar, Curso de Pedagogia. PR, Brasil.

Granduanda na Unopar. Participante de Projeto de Iniciação Científica.

Priscila Oliveira da Paz Vargas, Unopar, Curso de Pedagogia. PR, Brasil.

Granduanda na Unopar. Participante de Projeto de Inciação Científica.

Walef Paulo Quintiliano, Unopar, Curso de Pedagogia. PR, Brasil.

Granduando na Unopar. Participante de Projeto de Iniciação Científica.

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Publicado

2018-09-30

Como Citar

DA SILVA, Fabio Luiz et al. Eficácia Docente: Autoavaliação de Professores da Educação Básica. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 277–282, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n3p277-282. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/6206. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos