Engenharia Didática para a Teoria do Resíduo: Análises Preliminares, Análise a Priori e Descrição de Situações-Problema

Autores

  • Francisco Regis Vieira Alves Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. CE, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-3710-1561
  • Marlene Alves Dias Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n1p2-14

Palavras-chave:

ensino, variavel complexa

Resumo

O presente escrito aborda elementos de ordem teórico-conceitual, característicos de um design de investigação em Didática da Matemática, com o escopo de assinalar uma discussão e a possibilidade do ganho de conhecimentos didático-metodológicos acerca da Teoria do Resíduo. Dessa forma, tendo em vista extensa literatura, com influência da vertente de pesquisa francesa, descrevem-se com maior ênfase, as etapas de análise preliminar, análise a priori de uma Engenharia Didática - ED, com atenção especial dedicada à concepção e a modelização de duas situações-problema. Por intermédio de uma perspectiva afetada pela Teoria das Situações Didáticas – TSD, o trabalho aborda quatro etapas dialéticas, relativas ao planejamento teórico de uma experimentação, que promovem um debate científico envolvendo professor, alunos e um saber matemático específico, significado e mobilizado por intermédio da visualização (com o uso da tecnologia), e do entendimento tácito preliminar de determinadas propriedades fundamentais na Teoria dos Resíduos. Outrossim, o trabalho acentua o caráter epistemologicamente intrincado da referida teoria matemática, fato que justifica um olhar pormenorizado e cientificizado, proporcionado por uma proposta de ED.

Palavras-chave: Engenharia Didática. Teoria do Resíduo. Análises Preliminares.

Abstract

This writing deals with conceptual and theorical order elements, characteristic of a particular design of research in the Didactics of Mathematics, varygin between offering a discussion and the possibility of a gain of didactical and methodological knowledge of the Residue Theory. Thus, aiming at extensive literature, with the French research, the preliminary stages nominated preliminary and a priori analysis of a Didactical Engineering – DE are described with a greater emphasis, with especial attention dedicated to the design and modeling of two didactic situations. Thus through a perspective affected by the Theory of Didactic  Situations – TDS, the present work addresses four dialectical steps, regarding the theorical planning related to  experimentation, with the goal to promote a scientific debate involving the teacher, students and a specific mathematical knowledge, signified and mobilized through the visualization (with the using of technology) and a tacit understanding of certain fundamental properties in the Residue Theory. Furthermore, the work emphasizes the mathematical character of a epistemological complex theory, which justifies a careful and scientific look provided by the present ED proposal.

Keywords: Didactic Engineering. Theory of Residue. Preliminary Analysis. 

Referências

ALMOULOUD, A.S. Fundamentos da didática da Matemática. São Paulo: UFPR, 2007.

ALMOULOUD, A.S.; SILVA, M.J.F. Engenharia didática: evolução e diversidade. REVEMAT, v.7, n. 2, p.22-52, 2012.

ALVES, F.R.V. Aplicações da Sequência Fedathi na promoção das categorias intuitivas do Cálculo a Várias Variáveis. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2011.

ALVES, F.R.V. INSIGHT: descrição e possibilidades de seu uso no ensino do Cálculo. Rev VYDIA Educ., v.32, n.2, p.149-148, 2012.

ALVES, F.R.V. Engenharia Didática para o Teorema da Função Implícita: análises preliminares e a priori. Rev Bras. Ensino Ciênc. Tecnol., v.7, n.3, p.148-168, 2014a.

ALVES, F.R.V. Técnica Computacional para o Ensino de Matemática Computational Technique for Teaching Mathematics– . Em Teia, v.5, n.2, p.1-9, 2014b.

ALVES, F.R.V. Aplicações no Ensino de Variável Complexa: uma discussão sobre o uso dos softwares Geogebra e CAS Maple. Rev Inst. GeoGebra Int. São Paulo, v.3, n.2, p.1-22, 2014c.

ALVES, F.R.V. Visualizing the behavior of infinite series and complex power series with the GeoGebra. GeoGebra Int. J. Romania, v.4, n.1, p.1-10, 2014d.

ALVES, F.R.V. Visualização de Teoremas em Análise Complexa: exemplos no contexto da Transição Complexa do Cálculo TCC. Rev Sinergia - IFSP, v.16, n.1, p.65-76, 2015.

ALVES, F.R.V.; BORGES NETO, H. Transição interna do cálculo em uma variável para o cálculo a várias variáveis: uma análise de livros. Educ. Matem. Pesq., v.13, n.13, p.598-625, 2011.

ALVES, F.R.V; BORGES NETO, H.; ALVES DIAS, M. Implicações e aplicações da Teoria das Representações Semióticas no ensino do Cálculo. J. Int. Estudos Educ. Matem., v.5, n.1, p.54-84, 2012.

ARSLAN, S. L´approche qualitative des equations differentielles en classe terminal´s: est-elle viable? Quels sont les enjeux et les consequences?. Grenoble: Université Joseph Fourier. 2005.

ARTIGUE, M. Modélisation et Reproductibilité en Didactiques de Mathématiques. Les Cahiers Rouge de Didactique des Mathematiques, v.8, n.1, p.1-38, 1984.

ARTIGUE, M. Ingénierie Didactiques. In: BRUN, J. (Org.). Didactique de Mathématiques.. Reims, France. 2003 p.243-264.

ARTIGUE, M. Ingénierie didactique. Brun, J. Didactique des Mathématiques. Paris: Délachaux et Niestle, p. 243-263, 1995.

ARTIGUE, M. Épistémologie et Didactiques. Recherche Didactique Mathém, v.10, n.2, p.241-286, 1990.

ARTIGUE, M. Qué se puede aprender de la investigación educativa en el nível universitário? Boletín de La Asociatíon Venezolana, v.10, n.2, p.117-134, 2003.

ARTIGUE, M. Didactical design in Mathematics Educatio Carl Winslow. NORMA08, Copenhaguen: Sense, 2009.

ARTIGUE, M. L´éducation mathématique comme champ de recherché et champ de pratique: resultats et défis. Em Teiav. 3, n. 3, p.1-18, 2012.

ARTIGUE, M. L´impactcurriculaire des Technologies sur L´Éducation Mathématiques. Em TEIA, v. 4, n.1, p.1-15, 2013.

BLOCH, I. Quelques apports de la Theorie des Situations à la didactique des Mathematiques dans l´enseignement secondaire et superieure. (habilitation de recherché). Aquitaine: IUFM, 2006.

BOTTAZZINI, U. The Higher Calculus: a history of real and complex analysis from Euler to Weierstrass. New York: Springer-Verlag, 1986.

BRADEN, Bart. Picturing Functions of a Complex Variable. Coll Mathem. J., v.16, n.1, p.63-72, 1985.

BRIDOUX, S. Enseignement des premières notions de topologie à L´Université. (thése de doctorat). Paris: Paris VII, 2012.

BROUSSEAU, G. Perspective pour la didactique des mathématiques: vingt ans de didactique des mathématiques en France. Paris: La Pensée Sauvage, 1994.

BROUSSEAU, G. Les différents rôles du maître. Bulletin de l’A.M.Q., p.14-24, 1988.

BROUSSEAU, G. Fondementsetmethodes de la Didactiques des Mathématiques. Recherche en Didactiques des Mathém., v.7, n.2, p.33-115, 1986.

BROUSSEAU, G. Les obstacles épistémologiques, problèmes et ingénierie didactique. BROUSSEAU, G. Théorie des situations didactiques. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1998. p.115-160.

BRUM, W.P.; SCHUHMACHER, E.A. Engenharia didática como campo metodológico para o planejamento de aula de matemática: análise de uma experiência didática para o estudo de geometria esférica. J. Int. Estud Educ Mat, v 6, n.2, p.60-84, 2013.

CECÍLIA, S.F.; BERNADEZ, C. Introdução às funções de uma variável complexa. Rio de Janeiro: SBM, 2008.

CHAVEZ, E. Teaching Complex Numbers in High School. (Dissertation in Natural Sciences). Louisiana: Louisiana State University. 2014.

CHEVALLARD. Y. La Transposition Didactique. Grenoble: La Pensée Sauvage Édition, 1991.

CONWAY, J.B. Functions of One Complex Variable. Second Editio New York: Springer Verlag, 1978.

DANENHOWER, P. Teaching and Learning Complex Analysis in at two British Columbia Universities. Canadá: Simon Fraser University, 2000.

DOUADY, R. La ingeniería didáctica y la evolución de su relación con el conocimiento. ARTIGUE, M. et al. Ingeniería didáctica em educación. 1995. p.62-96,

DOUADY, R. La ingeniería didáctica y la evolución de su relación com el conocimiento. In: GOMEZ, P. (Org.) Ingenieria Didactica em Educación Matemática. Bogotá: Grupo Editorial Iberoamericano, p. 1 –7, 1995.

DOUADY, Régine. Nacimiento y desarrollo de la didáctica de las matemáticas en Francia: rol de los IREM. In: GOMEZ, P. (Org.) Ingenieria Didactica em Educación Matemática. Bogotá: Grupo Editorial Iberoamericano, 1995. p.61-97,

.

DOUADY, R. Géométrie, graphiques, fonctions au collège. Rev Eletr Investig Educ Cienc. n.1, p.1-7, 2008.

FLANIGAN, F.J. Complex Variables: harmonic and analytic functions. California: San Diego State University, 1972.

FISKE, T. Functions on a complex variables. Fourth editio New York: John Wiley and Sons, 1906.

GHEDAMSI, I. Enseignement du début de l’analyse réelle à l’entrée `a l’université: Articuler contrôles pragmatique et formel dans des situations à dimension a-didactique.. Bourdeux: Université Bourdeux II, 2009.

GONG, S. Concise complex analysis. New Jersey: World Scientific, 2001.

GLUCHOFF, A.D. Complex power series-a vector field visualization. Mathem. Magazine, v.66, n.3, p.189-191, 1993.

HAIRER, E.; WANNER, G. Analysis by Its History. New York: Springer, 2008.

HANSON, A.; SHA, J. Exploring visualization methods in Complex Variables. Computational Geometry and Object Modeling, v.5, n.5, p.90-109, 1998.

HARDING, A.; ENGELBRECHT, J. Sibling curve 3: imaginary and tracing complex roots. Int. J. Mathem. Educ. Sci. Technol., v.40, n.7, p.989-996, 2009.

LABORDE, C. Affronter la complexité des situations didátiques d´apprentissage des mathématiques em classe: défis et tentatives. DIDASKALIA, v.10, n.1, p. 97-112, 1997.

LINS NETO, A. Funções de uma variável complexa. Rio de Janeiro: SBM, 1996.

KRANTZ, S. G. Complex Analysis: the geometric view. New York: American Mathematical Society, 1990.

MARGOLINAS, C. Dévolution et intitutionnalisation: deux aspects antagonistes du rôles du maître. In: COMITI, C.; BESSOT, M.P. Didactique des disciplines scientifiques et formation des enseignants, p.342-347, 1995.

MARGOLINAS, C. Les pratiques de l’enseignant: Une étude de didactique des mathématiques: recherche de synthèses et perspectives. Recherche em Didactique de Mathématiques, p.10-33, 1999.

MARGOLINAS, C. Points de vues de l´élève et du professeur : essai de développement de la théorie des situations didactiques (Habilitation de recherche). Provence: Université de Provence. 160f, 2004.

MEDVEDEV, F. A. Scenes from the History of real functions. Birkhäuser Verlag: Berlim, 1991.

MITRINOVIC, D. S. Calculus of Residues. Netherlands: P. Noordhoff , 1966.

NEEDHAM, T. Visual Complex Analysis. Oxford: Oxford University Press, 2000.

POLYA, G.; LATTA, G. Complex Variables. Nova York: John Willey and Sons, 1974.

PEREZ, A. M. Visualizing Complex Solutions of Polynomials. (Master of Arts). Austin: University of Texas, 2012.

RUDIN, W. Real and Complex Analysis. New York: McGrall-Hill Book Company, 1986.

SANTOS. L. C. Funções complexas de uma variável complexa: uma abordagem via software Mathematica. Campinas: Unicamp, 1998.

SHOKRANIAN, S. Uma introdução à Variável Complexa, São Paulo: Moderna, 2011.

TALL, D. Advanced Mathematical Thinking. London: Klumer Publishers, 1991.

TIROSH, D.; ALMOG, Conceptual adjustments in Progressing from Real and Complex Numbers. 13 th. Proc. Psychol. Mathem. Educ. - PME, p. 221 – 227, 1989.

TOMASIUNAS, R. Visualizing complex integration with the GeoGebra. GeoGebra Int Romania, v.2, n.2, p.77-84, 2012.

VERGNAUD, G. Quelques orientation théoriques et methodoliques des recherches française em Didactiques des Mathématiques. Recherche Didactique Mathém., v.2. n.2, p.215-231, 1981.

VERGNAUD, G. La théorie des champs conceptuels. Recherche Didactique Mathém., v.10, n.2/3, p.133-170, 1990.

WEGERT, E.; EMMLER, G. Phase Plots of complex functions: a journey in illustration. AMS, v.58, n.6, p.768-780, 2011.

WEGERT, E. Visual complex functions: an introduction with the phase portrait. New York: Birkhäuser, 2012.

WINSLOW, C. Semiotic and discursive variables and CAS-Based Didactical Engineering. Educ. Studies Mathem., v.52, p.271-288, 2003.

WINSLOW, C. Transformer la theorie en tâche: la transition du concret à l´abstrait en analyse reelle. In: ROUCHEIER, R. et al. Actes de la XIIIéme École d´éte de Didactique des Mathématiques. Paris: La Pensée Sauvage, 2006. p.1-12.

Downloads

Publicado

2019-03-30

Como Citar

ALVES, Francisco Regis Vieira; DIAS, Marlene Alves. Engenharia Didática para a Teoria do Resíduo: Análises Preliminares, Análise a Priori e Descrição de Situações-Problema. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 2–14, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n1p2-14. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/6170. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos