O Uso das Tecnologias no Ensino e no Ensino de História: Abordagem Construcionista ou Instrucionista

Autores

  • Cyntia Simioni França
  • Cristiano Biazzo Simon

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2013v14n3p%25p

Resumo

A presente pesquisa combina a reflexão teórica e metodológica sobre a elaboração do conhecimento histórico escolar, articulado a uma análise acerca de como o computador vem sendo utilizado no processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas e privadas, no ensino fundamental e médio, a partir da prática de professores do ensino básico em Londrina e região do Estado do Paraná. Foram abrangidas 18 cidades e investigadas 61 escolas pertencentes à rede pública e privada, sendo 49 escolas do sistema público e 12 pertencentes ao ensino particular. Foram entregues 120 questionários, sendo devolvidos 52, dos quais um estava em branco. Desse total, 26 professores utilizam-se das tecnologias no ensino de história. A análise realizada é apenas um recorte da dissertação, com o objetivo de compreender se os professores utilizam-se das TICs em sala de aula, a partir da perspectiva da abordagem instrucionista ou construcionista. Além disso, é apresentado como a ferramenta computacional pode e tem contribuído para os objetivos do ensino. Mediante a análise dos questionários respondidos pelos professores, foi possível identificar e refletir sobre as possibilidades e limites da utilização da tecnologia no ensino de história.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

FRANÇA, Cyntia Simioni; SIMON, Cristiano Biazzo. O Uso das Tecnologias no Ensino e no Ensino de História: Abordagem Construcionista ou Instrucionista. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 14, n. 3, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2013v14n3p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/615. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos