Práticas de Letramento: Música, Movimento e Aprendizagem Por Meio do Videoclipe “Aos Olhos de uma Criança”

Autores

  • Ana Paula Pinheiro da Silveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná, PR, Brasil.
  • Eliza Adriana Sheuer Nantes Universidade Tecnológica Federal do Paraná, PR, Brasil.
  • Lívia da Silva Inácio Universidade Tecnológica Federal do Paraná, PR, Brasil.
  • Michele Cristina Brites Universidade Tecnológica Federal do Paraná, PR, Brasil.
  • Thaisa Pinheiro Carvalho Universidade Tecnológica Federal do Paraná, PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n3p309-316

Palavras-chave:

Letramento. MUltiletramento. Gênero. Videoclipe.Ensino.

Resumo

Resumo

Partindo-se da hipótese de que o professor ainda necessita de instrumentalização para o trabalho com práticas de letramento na cultura digital, conforme apontam os dados apresentados na pesquisa TIC Educação, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, neste trabalho, propõe-se a analisar o videoclipe “Aos olhos de uma criança”, do rapper Emicida, a fim de indicar possíveis caminhos para o trabalho com esse gênero em sala de aula. Justifica-se  a seleção desse objeto por permitir ao professor abordar uma didática, dentro de uma perspectiva sócio-política, contemplando os multiletramentos, as figuras de linguagem presentes na letra e os efeitos de sentido, que emergem dos recursos sonoros e imagéticos. A metodologia de pesquisa adotada é a qualitativa, categorizando-se os dados em dois grupos: conteúdo temático e estilo. O resultado apontou para a proficuidade de a escola proporcionar ao aluno uma leitura do mundo e a interpretação de um  gênero que sincretiza poesia e elementos audiovisuais, a partir de um videoclipe, como forma de contemplar a multiculturalidade e a multiplicidade de semioses, conforme indicam a Base Nacional Comum Curricular e as teorias sobre os multiletramentos.

Palavras-chave: Letramento. Multiletramento. Gênero Vídeoclipe. Ensino

Abstract

Based on the hypothesis that  teachers  still need instrumentalization for the work with literacy practices in the digital culture, according to the data presented in the research TIC Education, carried out by the Internet Steering Committee in Brazil, in this work, it is proposed to analyze the video clip “In the eyes of a child”, by the rapper Emicida, in order to indicate possible ways to work with this genre in the classroom. It is justified  the selection of this object once it allows the teacher to approach didatics , from a socio-political perspective, contemplating the multiliteracies, the language figures present in the lyrics and the effects of meaning that emerge from the sonorous and imagetic resources. The adopted research methodology  is qualitative, categorizing data into two groups: thematic content and style. The result pointed to the proficuity of the school to provide the student with a reading of the world and the interpretation of a genre that syncretizes poetry and audiovisual elements, from a video clip, as a way of contemplating multiculturalism and the multiplicity of semiosis, as indicated by the National Curricular Common Base and theories on multiliteracies.

Keywords: Literacy. Multiliteracy. Genre Video clip. Teaching.

Biografia do Autor

Ana Paula Pinheiro da Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, PR, Brasil.

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2013). É docente do DALIC, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) com experiência na área de Linguística, com ênfase em semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: multiletramento, leitura, tecnologia e ensino.

 

Eliza Adriana Sheuer Nantes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, PR, Brasil.

 

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina; Especialização em Língua Portuguesa; Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem pela mesma Universidade. É professora da Universidade Norte do Paraná (PPGENS-UNOPAR). Atua na educação básica, na graduação e pós-graduação com os temas: ensino, linguagem, tecnologia, análise linguística, gêneros discursivos e plano de trabalho docente . Participa dos Grupos de Pesquisa: Linguagens, Tecnologia e Ensino, UNOPAR-CNPq e FELIP-Formação e Ensino em Língua Portuguesa, UEL-CNPq . Coordena os projetos de pesquisa”;A Formação de professores em cursos de licenciatura EaD: do aprender com tecnologia ao ensinar com tecnologia”;/FUNADESP, “A formação no curso de Letras, na modalidade EAD, para o uso das tecnologias no ensino” e “A exploração do fórum em ambiente virtual de aprendizagem enquanto ferramenta para o ensino”/UNOPAR(IC-CNPq) e “Os Gêneros Midiáticos como práticas de letramento e multiletramento na escola”/UNOPAR/IC-FUNADESP.

 

Lívia da Silva Inácio, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, PR, Brasil.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Graduanda em Letras/Português, PR, Brasil.

Graduanda

Michele Cristina Brites, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, PR, Brasil.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Graduanda em Letras/Português, PR, Brasil.

Graduanda

Thaisa Pinheiro Carvalho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, PR, Brasil.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Graduanda em Letras/Português, PR, Brasil.

Graduanda

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Arquivos adicionais

Publicado

2018-09-30

Como Citar

SILVEIRA, Ana Paula Pinheiro da; NANTES, Eliza Adriana Sheuer; INÁCIO, Lívia da Silva; BRITES, Michele Cristina; CARVALHO, Thaisa Pinheiro. Práticas de Letramento: Música, Movimento e Aprendizagem Por Meio do Videoclipe “Aos Olhos de uma Criança”. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 309–316, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n3p309-316. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/6149. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos