Desenvolvimento e Avaliação de Competências Atitudinais no Contexto de Diferentes Metodologias para os Cursos de Medicina

Autores

  • Tania Gisela Biberg-Salum Universidade Anhanguera Uniderp, Curso de Medicina; e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Curso de Medicina. MS, Brasil
  • Letícia Diana Foletto Universidade Anhanguera Uniderp, Curso de Medicina. MS, Brasil
  • Mirella Ferreira da Cunha Santos Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Curso de Medicina. MS, Brasil
  • Luciana Paes de Andrade Universidade Anhanguera Uniderp, Curso de Medicina. MS, Brasil
  • Leda Márcia Araujo Bento Universidade Anhanguera Uniderp, Curso de Medicina. MS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n2p181-185

Palavras-chave:

Relações médico-paciente, Assistência Centrada no Paciente, Metodologias ativas de ensino, Educação Médica.

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar a percepção de acadêmicos de duas escolas de medicina de Campo Grande – MS, com diferentes metodologias de ensino, quanto a determinados aspectos da relação médico paciente. Trata-se de um estudo do tipo primário, transversal, descritivo e quantitativo, tendo como referencial teórico as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina que, em seus pressupostos, reforça uma base de formação humanista com proposição de metodologias críticas e reflexivas. Realizado junto a acadêmicos dos Cursos de Medicina de duas universidades, no período de setembro de 2016 a novembro de 2017, a coleta de dados utilizou o questionário Patient-Practioner Orientation Scale e os achados demonstram não haver diferença, estatisticamente significante, entre as escolas, mas a dissociação das percepções estudantis quanto às diferentes dimensões da escala. Conclui-se que novos estudos devem ser conduzidos no intuito de esclarecer prováveis diferenças entre metodologias de ensino direcionadas à aquisição de competências atitudinais.

Palavras-chave: Relações Médico-Paciente. Assistência Centrada no Paciente. Metodologias Ativas de Ensino. Educação Médica.

Abstract

This study had as objective to verify the scholars’ perception of two Medicine schools of Campo Grande - MS, with different teaching methodologies, regarding certain aspects of the patient-physician relatioship. It is a primary, transversal, descriptive and quantitative type study, having as theoretical reference the National Curricular Guidelines of the Undergraduate Course in Medicine that in its assumptions reinforces a humanistic training base with the assumptions of critical and reflexive methodologies. Data collection from the medical courses of two universities from September 2016 to November 2017 included the Patient-Practioner Orientation Scale questionnaire and the findings show that there is no statistically significant difference between schools, but the dissociation of student perceptions regarding the different scale dimensions. It is concluded that new studies should be conducted in order to clarify probable differences among teaching methodologies aimed at the attitudinal competences acquisition.

Keywords: Physician-Patient Relationships. Patient-Centered Care. Active Teaching Methodologies. Medical Education.

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

BIBERG-SALUM, Tania Gisela; FOLETTO, Letícia Diana; SANTOS, Mirella Ferreira da Cunha; ANDRADE, Luciana Paes de; BENTO, Leda Márcia Araujo. Desenvolvimento e Avaliação de Competências Atitudinais no Contexto de Diferentes Metodologias para os Cursos de Medicina. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 181–185, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n2p181-185. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/6091. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos