A Necessidade do Conhecimento Matemático para Organização do Ensino: Cenas de um Processo de Formação Contínua

Autores

  • Anelisa Kisielewski Esteves Universidade Anhanguera-Uniderp Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS
  • Neusa Maria Marques de Souza Professora Colaboradora do PPGEduMAT/UFMS Professora Visitante do PPGECM/UFG

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n2p202-208

Palavras-chave:

Conhecimentos Matemáticos. Formação Contínua. Teoria da Atividade.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a necessidade de apropriação de conhecimentos matemáticos para organização do ensino, por um grupo de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de doutorado que investigou a relação conteúdo e forma na atividade de ensino em um processo de formação contínua. Os princípios teórico-metodológicos da teoria histórico-cultural, com enfoque na teoria da atividade e no método em Vygotski, fundamentam esta pesquisa, desenvolvida com a participação de professoras e coordenadoras do 1º ao 5º ano de uma escola em tempo integral da rede municipal de ensino de Campo Grande/MS. Durante o processo de formação contínua foram propiciados momentos de discussão de questões relacionadas com os conhecimentos matemáticos em si, análise de práticas pedagógicas, planejamento coletivo de atividades de ensino a serem desenvolvidas, além de momentos de socialização de experiências. Os dados analisados, a partir de situações vivenciadas ao longo do processo de formação, revelam a relação das professoras com a matemática e com o modo de organização de seu ensino, destacando a necessidade de discussão e de reflexão sobre os conteúdos matemáticos ensinados, de modo a possibilitar aos professores a apropriação de conceitos científicos, contribuindo, desse modo, para o desenvolvimento de seu pensamento teórico, o que possibilitará uma nova qualidade à atividade de ensino desenvolvida.

 

Palavras-chave: Conhecimentos Matemáticos. Formação Contínua. Teoria da Atividade.

Abstract

 This paper exposes reflections on the need for mathematical knowledge appropriation for the teaching organization, made by a group of teachers of Elementary School initial years. It is a fragment of a doctoral research that looked into the relation of form and content in the teaching activity of a continuing education process. The theoretical-methodological principles of the Cultural-historical activity theory - CHAT, focusing on the activity theory founded by Vigotski, justify this research. It was developed with the participation of teachers and coordinators from the first to fifth grade of a full-time city school in Campo Grande/MS. During the continuing education process there were moments to discuss questions related to the mathematical knowledge itself,  pedagogical practices analysis, collaborative planning of teaching activities to be developed, besides moments to socialize experiences. The analyzed data, obtained from situations experienced during the education process, reveal the teachers connexion with math and their  teaching organization method, highlighting the need for discussing and reflecting on the mathematical contents taught. Thus, it enables the appropriation of scientific concepts by teachers, contributing to their theoretical thinking development, and also providing a new quality to the developed teaching activity.

Keywords: Mathematical Knowledge. Continuing Education. Activity Theory

Biografia do Autor

Anelisa Kisielewski Esteves, Universidade Anhanguera-Uniderp Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS

Pedagoga, mestre em Educação Matemática, Doutora em Educação. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS e da Universidade Anhanguera-Uniderp

Neusa Maria Marques de Souza, Professora Colaboradora do PPGEduMAT/UFMS Professora Visitante do PPGECM/UFG

Doutora em Educação (Currículo), com pós-doutorado em Educação Matemática.Desenvolve pesquisas na área de Educação, atualmente com ênfase na Teoria Histórico-Cultural. É líder do Grupo de Pesquisa ALLEM-Alfabetização, Letramento e Letramento Matemático. Participa do Grupo de Pesquisa GEPAPe - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica.

 

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

ESTEVES, A. K.; SOUZA, N. M. M. de. A Necessidade do Conhecimento Matemático para Organização do Ensino: Cenas de um Processo de Formação Contínua. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 202–208, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n2p202-208. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/6089. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos