Dois Sistemas de Ensino, Simultâneo e Mútuo: Vividos e Narrados por Dois Professores de Diferentes Gerações

Autores

  • Erlinda Martins Batista Universidade Anhanguera Uniderp. MS, Brasil
  • Viviany Gonçalves Lino Borges Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. MS, Brasil
  • Antonio Sales Universidade Anhanguera Uniderp, MS Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n2p233-240

Palavras-chave:

Ensino mútuo, Ensino simultâneo, Organização do Trabalho Didático.

Resumo

Este estudo abrange uma breve explanação sobre os modos de ensinar, Ensino Simultâneo, possuindo como idealizador João Amós Coménio, do século XVII e, o Ensino Mútuo, por Lancaster, do século XIX. Embora essas propostas tenham surgido nos séculos mencionados, nos séculos posteriores se constatam elementos que se assemelham ao ensino mútuo, em classes multisseriadas (século XX) e no século XXI uma estrutura de ensino semelhante à de Coménio. Objetivou-se desvelar os elementos constituintes da Organização do Trabalho Didático – OTD em uma classe multisseriada, no ano de 1961 e uma classe seriada no ano de 2017. Para tanto, utilizou-se como procedimento de coleta de dados o uso das narrativas de dois docentes, sendo que a professora que aborda o objeto, na atualidade, é filha do professor que atuou em 1961, tendo sido alfabetizada por ele. As análises dos dois modos de ensinar articulados ao contexto histórico e social, no qual emergiram, evidenciam que o processo educacional é tecido pela sociedade, serve aos interesses da mesma, mas a intencionalidade do professor pode influenciar o processo e beneficiar o educando, mesmo perante contextos não favoráveis. Conclui-se que alguns elementos constitutivos da Organização do Trabalho Didático perduraram por séculos depois de sua idealização.

Palavras-chave: Ensino Mútuo. Ensino Simultâneo. Organização do Trabalho Didático.

Abstract

This study includes a brief explanation about the ways of teaching, Simultaneous Teaching, having as idealizer João Amós Coménio, of the seventeenth century, and the Mutual Teaching, by Lancaster, of the nineteenth century. Although these proposals arose in the centuries mentioned, in the following centuries, elements that resemble the mutual teaching, in multi-seriate classes (twentieth century) and in the twenty-first century an education structure similar to Comenius. The objective was to unveil the constituent elements of the Didactic Work Organization - OTD in a multiseriate class, in the year 1961 and a serial class in the year 2017. For this purpose, it was used as a data collection procedure the use of the narratives of two teachers, and the teacher who approaches the object at the present time, is the teacher’s daughter r who acted in 1961, who was alphabetized by him. The analysis of the two teaching modes articulated to the historical and social context in which they emerged, evidenced that the educational process is woven by society, serves the interests of the same, but the teacher’s intentionality, can influence the learner’s process and benefit, even before unfavorable contexts. It is concluded that some elements of the Organization of Didactic Work, lasted for centuries after its idealization.

Keywords: Mutual education. Simultaneous teaching. Organization of Didactic Work

Biografia do Autor

Erlinda Martins Batista, Universidade Anhanguera Uniderp. MS, Brasil

Membro da Comissão de Criação do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal - UNIDERP - Anhanguera.

Tutora Presencial do Curso de Pós-graduação lato sensu em Mídias na Educação - DIEAD/SEDFOR/UFMS.

Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação a Distância - GINPEAD.

Referências

ALVES, G.L. Escola moderna e organização do trabalho didático até o início do século XIX. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 2002, Anais . Natal: UFRN, 2002. Disponível em: <http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe2/pdfs/Tema7/0761.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2017.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.

COMÉNIO, J.A. Didática magna: tratado universal de ensinar tudo a todos. Lisboa, Gulbenkian, 1976.

COMENIUS, J.A. Didática magna. In: FATTORI, M. Aparelho crítico. São Paulo: Martins Fontes, 2002. p.41-381.

CONDORI, A.P. Una experiência educativa de ducho en la amazonia. In: SALES, A; STEIN, N.R.M. Trabalho didático: trajetórias de pesquisas. Campo Grande: Life, 2017. p.21-37

COSTA, H.J. Correio Braziliense, ou, armazém literário. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2002.

GATTI, B.; ANDRÉ, M. Métodos qualitativos de pesquisa em educação no Brasil: origem e evolução. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO – ALEMÃO DE PESQUISA QUALITATIVA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS. Brasília: Universidade de Brasília, 2008.

HETKOWSKI, T.M.; GOMES, K.L. Estudos culturais e TIC: O trabalho pedagógico como prática performática. In: SALES, A; STEIN, N.R.M. Trabalho didático: trajetórias de pesquisas. Campo Grande: Life, 2017. p.91-106.

PASSEGGI. M.C. Narrativa experiência y reflexividad autobiográfica: por una epistemología del sur em educación. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE NARRATIVAS EN EDUCACIÓN: HISTÓRIAS DE VIDA, INFANCIAS Y MEMORIA, 2, Medellín. Anais... Medellín, 2013. v. 1. p. 1-15.

SOUZA, E.C. Territórios da escrita do eu: pensar a profissão: narrar a vida. Rev. Educ., v.34. n.2, p.213-220, 2011.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Artmed, 2003.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

BATISTA, Erlinda Martins; BORGES, Viviany Gonçalves Lino; SALES, Antonio. Dois Sistemas de Ensino, Simultâneo e Mútuo: Vividos e Narrados por Dois Professores de Diferentes Gerações. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 233–240, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n2p233-240. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/6086. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos