Anemia Falciforme e o Comprometimento da Aprendizagem em Crianças e Jovens no Período Escolar

Autores

  • Ivair Donizete Goncalves Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Farmácia. SP, Brasil
  • Margareth M Cordeiro Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Farmácia. SP, Brasil
  • Zaira Barbara da Silva Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia e Inovação em Saúde. SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n2p245-251

Palavras-chave:

Anemia Falciforme, Qualidade de Vida, Escolaridade

Resumo

A doença falciforme - DF é uma hemoglobinopatia que afeta a cadeia da hemoglobina presente nas hemácias. Os indivíduos portadores apresentam a forma homozigótica da cadeia S da hemoglobina denominada de HbSS. A DF é considerada um problema de saúde pública no Brasil por ser uma doença frequente, grave e associada à elevada taxa de letalidade, especialmente, entre os jovens durante a idade escolar. Este trabalho teve como objetivo avaliar o impacto da DF em crianças e adolescentes de 5 a 18 anos acompanhados no Hemocentro de Cuiabá-MT, no período escolar. Para a execução deste estudo foram selecionados 55 pacientes de ambos os sexos, diagnosticados com Anemia Falciforme - AF e usuários de hidroxiureia por um período mínimo de seis meses. A qualidade de vida relacionada à saúde e a aprendizagem escolar dos pacientes foi avaliada através da aplicação do questionário “PedsQL”, específico para pacientes na faixa etária pediátrica. Os resultados demonstraram uma piora na qualidade de vida de pacientes com AF associada à demora do início do tratamento, principalmente, quando o mesmo se inicia após os oito anos de idade. A qualidade de vida é maior em pacientes mais novos (5 a 7 anos) por não apresentarem, ainda, os efeitos mais danosos da doença. O domínio escolar apresentou o pior score de qualidade de vida, demonstrando que quanto mais tarde a criança inicia o tratamento, pior será seu escore de qualidade de vida e maiores serão as dificuldades de aprendizagem, devido aos comprometimentos relacionados à doença. Este estudo mostrou que a AF afeta o desempenho de criança em período escolar e permitiu uma melhor compreensão de variáveis preditoras para elaboração de práticas pedagógicas socioeducacionais especializadas e adaptadas para doentes com AF.

Palavras-chave: Anemia Falciforme. Qualidade de Vida. Escolaridade.

Abstract

Sickle cell disease - DF is a hemoglobinopathy that affects the hemoglobin chain present in red blood cells. Carrier individuals exhibit the homozygous S-chain form of hemoglobin called HbSS. FD is considered a public health problem in Brazil because it is a frequent disease, severe and associated with a high lethality rate especially among young people during school age. The objective of this study was to evaluate the FD impact on children and adolescents aged 5 to 18 accompanied at the Blood Center of Cuiabá-MT, in the school period. For the execution of this study 55 patients of both sexes were selected, diagnosed with AF and users of hydroxyurea for a minimum period of six months. Quality of life related to patients' health was assessed through the application of the "PedsQL" questionnaire, specific for patients in the pediatric age group. The results demonstrated a worsening in the patients’ quality of life with AF associated with delayed onset of treatment, especially when it starts after eight years of age. Quality of life is higher in younger patients (5 to 7 years) because they do not present, still , the most harmful effects of the disease. This study showed that FA affects the children’s performance during the school period and allowed a better understanding of predictive variables for the elaboration of  specialized pedagogical educational practices and adapted for FA patients.

Keywords: Sickle Cell Anemia. Quality of Life. Education

Biografia do Autor

Ivair Donizete Goncalves, Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Farmácia. SP, Brasil

Doutor em Biotecnologia pela UNIAN-SP

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

GONCALVES, Ivair Donizete; CORDEIRO, Margareth M; SILVA, Zaira Barbara da. Anemia Falciforme e o Comprometimento da Aprendizagem em Crianças e Jovens no Período Escolar. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 245–251, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n2p245-251. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/6085. Acesso em: 24 abr. 2024.

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Artigos