A História das Equações Algébricas no Livro Didático da Educação Básica: Identificando as Abordagens

Autores

  • Francisco Wagner Soares Oliveira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. CE, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-9296-8200
  • Ana Carolina Costa Pereira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. CE, Brasil.
  • Suziê Maria de Albuquerque Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n4p392-397

Palavras-chave:

Equações Algébricas, História da Matemática, Ensino de Matemática, Livro Didático.

Resumo

O presente artigo vem efetivar parte das  pretensões em contribuir com o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, em especial, ao se trabalhar com o estudo das Equações Algébricas na Educação Básica, tendo como base para a construção de situações de ensino, por parte dos professores, as contribuições da História da Matemática presentes nos livros didáticos. O principal objetivo foi buscar identificar se/e como os tópicos da História da Matemática relativos ao estudo das expressões algébricas são abordados no livro didático da Educação Básica. Para tanto, realiza-se além de uma pesquisa bibliográfica em trabalhos que versam sobre esta área de estudo, uma investigação complementar com a contribuição de uma pesquisa de campo exploratória para a coleta de dados empíricos para o trabalho, a qual foi desenvolvida mediante a análise de livros da Educação Básica. Como achados é possível destacar a verificação da presença de conhecimentos advindos da História da Matemática no livro didático ao se trabalhar com o estudo das Equações Algébricas, sendo que esta incorporação, segundo os pressupostos de Jankvist (2009) ocorre por meio de uma abordagem puramente de iluminação. Assim se conclui  que da forma como é disposto o conhecimento histórico, não se pode assegurar que esta abordagem, por si só, seja suficiente para professores e alunos extraírem da História da Matemática contribuições para o ensino.

 

Palavras-chave: Equações Algébricas. História da Matemática. Ensino de Matemática.

 

Abstract

The present article  carries out  part of its pretensions to contribute to the process of teaching and learning of mathematics, especially when working with the study of Algebraic Equations in basic education, based on the construction of teaching situations by teachers, the contributions of the mathematics history present in the textbooks. The main objective was to identify if / and how the topics of mathematics historyrelated to the study of algebraic expressions are addressed in the basic education textbook. In order to do so, a bibliographical research was also performed in papers that deal with this area of study, a complementary investigation with the contribution of an exploratory field research for the collection of empirical data for the work, which was developed through the analysis of  basic education books. As findings, it is possible to highlight the verification of the presence of knowledge coming from the  mathematics history in the textbook when working with the study of Algebraic Equations, and that incorporation according to the assumptions of Jankvist (2009) occurs through a purely lighting approach. Thus, it is concluded that in the way historical knowledge is arranged, it is not possible to assure that this approach alone is sufficient for teachers and students to extract contributions to mathematics history teaching.

 

Keywords: Algebraic Equations. Mathematics History. Mathematics Teaching.

Biografia do Autor

Francisco Wagner Soares Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. CE, Brasil.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PGECM/IFCE), especialista em Metodologia do ensino de matemática e física pela Universidade Candido Mendes (2018), graduado em Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Canindé (2017). Possui experiência como docente em matemática no Colégio Estadual Nazaré Guerra e como bolsista de iniciação à docência do Pibid de Matemática do IFCE Campus Canindé. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM/UECE).

Ana Carolina Costa Pereira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. CE, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é coordenadora de curso de Licenciatura em Matemática da UECE/UAB, Coordenadora do Laboratório de Matemática e Ensino da UECE, professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, História da Educação Matemática e Formação de Professores de Matemática.

Suziê Maria de Albuquerque, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática. CE, Brasil.

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo IFCE, possui graduação em MATEMÁTICA pela Universidade Estadual do Ceará (2007), pós graduação em COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA pelo Instituto UFC Virtual (2015). Tem experiência na área do Ensino de Matemática, com ênfase na articulação entre a história e o ensino da matemática. Além de desenvolver trabalhos que trazem a pesquisa como princípio educativo, por meio do acompanhamento pedagógico junto a professores e estudantes da Educação Básica.

Referências

CARDOSO, E.J.; ZUIN, E.S.L. Equações quadráticas nos livros didáticos de Matemática: ainda “Fórmula de Bhaskara”?. In: EMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 66, 2015, Natal/RN. Anais.... Natal/RN: SBHMat, 2015.

CHAQUIAM, Miguel. Ensaios temáticos história e matemática em sala de aula. Belém: SBEM, 2017.

DANTE, L.R. Matemática: contexto & aplicações. Obra em três volumes para os 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. São Paulo: Ática, 2013.

JANKVIST, U.T. A categorization of the ‘whys’ and ‘hows’ of using history in mathematics education. Educ. Stud. Mathem., v.71, n. 3, p.235-261, 2009.

LEITÃO, H. Pedro Nunes e a matemática do século XVI. In: FIOLHAIS, C.; SIMÕES, C.; MARTINS, D. História da ciência luso-brasileira: Coimbra entre Portugal e o Brasil. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013. p.19-33.

MENDES, I.A. Investigação histórica no ensino da matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

OLIVEIRA, F.W.S.; SOUSA, A.C.G. O livro didático e a história no ensino de matemática: limitações e possibilidades. Bol. Cearense Educ. Hist. Matem., v.5 n.13, p.16-27, 2018. doi: 10.30938/bocehm.v5i13.21

PEREIRA, A.C.C.; PEREIRA, D.E. Ensaio sobre o uso de fontes históricas no ensino de matemática. Rematec, v.10, n.18, p.65-78, 2015.

RIBEIRO, A.J. A noção de equação e suas diferentes concepções: uma investigação baseada em aspectos históricos e epistemológicos. Rev Bras. Ensino Ciênc. Tecnol., v.2, n.1, p.70-86, 2009.

ROQUE, T.; CARVALHO, J.B.P.F. Tópicos de história da matemática. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2012.

SAITO, F. Construindo interfaces entre história e ensino da matemática. Ensino Matem. Debate, v.3, n.1, p.3-19, 2016.

SILVEIRA, Ê.; MARQUES, C. Matemática: compreensão e prática. Obra em quatro volumes para os 6º, 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental II. São Paulo: Moderna, 2013.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Edição

Seção

Artigos