Estratégias de Ensino Aplicáveis na Educação a Distância

Autores

  • Yumara Lucia Yumara Lucia Vasconcelos Yumara Lucia Vasconcelos
  • Suely Morais de França
  • Flavio Marinho dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2013v14n3p%25p

Resumo

A educação a distância, em sua práxis, reclama cada vez mais o desenvolvimento de estratégias de ensino customizadas segundo as características de seu formato, volume e perfil dos interagentes. Essa demanda, nicho para desenvolvimento de estudos, exige reflexão sobre as estratégias empregadas no ensino presencial. Tomando por base essa orientação, estabeleceu-se a seguinte questão problematizante: quais delas são de fato aplicáveis à educação a distância? Na solução dessa indagação, estabeleceu-se o propósito de analisar o potencial aplicativo de estratégias de ensino consagradas no ensino presencial na modalidade à distância. Foram analisadas três estratégias de ensino: aula expositiva dialógica, Philip 66 e mapas conceituais. A análise empreendida ratifica a necessidade de adaptação dessas estratégias, em razão dos fatores restritivos presentes na educação a distância, modalidade online: volume de interagentes, diversidade de perfis, necessidade de monitoria / tutoria qualificada, integração e eficiência da equipe de suporte, distâncias geográficas e culturais, além do background, fundamental para algumas estratégias.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

YUMARA LUCIA VASCONCELOS, Y. L. Y. L. V.; DE FRANÇA, S. M.; DOS SANTOS, F. M. Estratégias de Ensino Aplicáveis na Educação a Distância. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 14, n. 3, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2013v14n3p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/606. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos