Perspectivas de Abordagem da Bioética na Educação Básica

Autores

  • Susana Nogueira Diniz Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Mestrado Profissional em Farmácia; e Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Inovação em Saúde. SP, Brasil
  • Audrey de Souza Marquez Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Mestrado Profissional em Farmácia. SP, Brasil; e Unopar, Comitê de Ética em Pesquisa. PR, Brasil.
  • Nielce Meneguelo Lobo da Costa Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil
  • Cristina Eunice Okuyama Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Farmácia. SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n2p227-232

Palavras-chave:

Bioética. Educação Básica. Ensino

Resumo

A experiência educacional e as discussões sobre Bioética no Brasil têm estado principalmente centradas no âmbito do Ensino Superior, nos níveis de graduação e pós-graduação e, ainda, circunscritas à área da saúde. Nos últimos anos, porém, vem crescendo o reconhecimento da importância de que as discussões e o aprendizado de questões centrais da Bioética sejam desenvolvidos desde a Educação Básica. Entretanto, nesse segmento de ensino a sugestão é que esse aprendizado não se constitua como disciplina formal e sim como uma área a ser trabalhada durante a formação integral do educando. A Bioética acaba sendo vista como um componente da Educação para a cidadania, pautada em valores e construída ao longo da escolarização nas relações mais justas, na dignidade humana. Como os jovens de hoje, apesar de terem acesso a informações sobre os avanços biotecnológicos, científicos e sociais que dizem respeito a vida humana, nem sempre são providos de senso crítico para interpretá-las. Desta forma, é fundamental a abordagem da Bioética desde a Educação Básica. Entretanto, existe uma grande dificuldade em se aplicar práticas de Bioética ainda não regulamentadas nas diretrizes e nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Este estudo teve como objetivo identificar e discutir experiências educacionais em Bioética desenvolvidas na Educação Básica, de modo a compreender as aproximações e o tratamento dado ao tema. A pesquisa bibliográfica realizada identificou experiências educacionais que propõem modelos de discussão e reflexão, as quais auxiliaram o aprimoramento moral e ético de todos os envolvidos.

Palavras-chave: Bioética. Educação Básica. Ensino.

Abstract

The educational experience and discussions on Bioethics in Brazil have been mainly focused on Higher Education, undergraduate and graduate levels and still limited to the health area. In recent years, however, there has been a growing recognition concerning  the importance that discussions and learning about core issues of Bioethics be developed from Basic Education, without the connotation of a formal discipline, but as an area to be worked during the student’s  integral formation. Bioethics is seen as an education  component for citizenship, based on values and built throughout schooling in the fairiest  relationships , human dignity, autonomy, justice and quality of life. In addition, today's young people have access to information on biotechnological, scientific, and social developments that belong  to human life, but are not always provided with critical sense to interpret them. Therefore, the bioethics approach since Basic Education is fundamental. However, there is great difficulty  applying Bioethics practices not  regulated in the National Curriculum Guidelines and Parameters yet. This study aimed to identify and discuss educational experiences in Bioethics developed in Basic Education, in order to understand the approaches and the treatment given to the theme. The bibliographical research carried out identified educational experiences that propose discussion and reflection models which help promote the moral and ethical improvement of all those involved.

Keywords: Bioethics. Elementary school. Education

Biografia do Autor

Susana Nogueira Diniz, Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Mestrado Profissional em Farmácia; e Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Inovação em Saúde. SP, Brasil

Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN, Programa de Mestrado Profissional em Farmácia. São Paulo, Brasil.

Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN, Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Inovação em Saúde. São Paulo, Brasil. 

Audrey de Souza Marquez, Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Mestrado Profissional em Farmácia. SP, Brasil; e Unopar, Comitê de Ética em Pesquisa. PR, Brasil.

Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN, Programa de Mestrado Profissional em Farmácia. São Paulo, Brasil.

Colegiado de Ética em Pesquisa da Kroton- COEPE

Cristina Eunice Okuyama, Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Farmácia. SP, Brasil

Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN, Programa de Mestrado Profissional em Farmácia. São Paulo, Brasil

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

DINIZ, Susana Nogueira; MARQUEZ, Audrey de Souza; COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da; OKUYAMA, Cristina Eunice. Perspectivas de Abordagem da Bioética na Educação Básica. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 227–232, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n2p227-232. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/6041. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos