O Jovem: Cultura e Cidadania, os Movimentos Sociais e a Educação

Autores

  • Ana Cristina Guedes de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2013v14n3p%25p

Resumo

Este artigo trata da percepção e da prática da cidadania dos alunos de uma escola do Ensino Médio na cidade de São Paulo. Pretende discutir suas posturas diante dos temas como atuação política, atenção aos menos favorecidos, trabalho voluntário e atenção pelo atendimento às necessidades básicas da população como: transporte público, educação, saúde, segurança, perspectivas sociais entre outros. A pesquisa utilizou como base um questionário respondido por esses jovens estudantes, entre 15 e 18 anos, e procurou contextualizar essa postura diante das transformações culturais contemporâneas e suas características individuais. Verificou-se que a atuação desses jovens ocorre em trabalhos voluntários nos quais estão envolvidos. É perceptível que eles têm consciência social, opinião a respeito e vontade para atuar, mas não conseguem definir como podem participar de maneira efetiva. Finalmente, buscou-se uma possibilidade para a formação cidadã deste jovem por intermédio da Educação, que poderá contribuir para a construção de um ator social consciente de sua posição na sociedade.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

DE OLIVEIRA, Ana Cristina Guedes. O Jovem: Cultura e Cidadania, os Movimentos Sociais e a Educação. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 14, n. 3, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2013v14n3p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/604. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos