Abordagens Metodológicas de Pesquisa: Algumas Notas

Autores

  • Katia Guerchi Katia Guerchi Gonzales Universidade Anhanguera - Uniderp
  • Tatiani Garcia Neves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. MS, Brasil.
  • Cintia Melo dos Santos Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n2p217-226

Palavras-chave:

Metodologias de Pesquisa. Engenharia Didática. História Oral. Percurso de Estudos e Pesquisas

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas discussões sobre as abordagens de pesquisa qualitativa, quantitativa e do método misto que podem conduzir uma pesquisa na área educacional. Evidencia-se brevemente um estudo teórico das metodologias de pesquisas intituladas: Engenharia Didática (ED), Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) e História Oral (HO), como possibilidades metodológicas para pesquisas na Educação Matemática. Salienta-se que cada pesquisa possui a sua singularidade, e busca responder a problemática levantada, proveniente dos estudos de cada pesquisador.

Palavras-chave: Metodologias de Pesquisa. Engenharia Didática. História Oral. Percurso de Estudos e Pesquisas

Abstract: This article aims to present some discussions about qualitative, quantitative and mixed method approaches that may lead to research in the educational area.  A theoretical study will be briefly presented on  the research methodologies entitled: Didactic Engineering (ED), Study and Research (PEP) and Oral History (HO), as methodological possibilities for research in Mathematics Education. It was emphasized that each research has its singularity, and seeks to respond to the problematic raised, coming from the studies of each researcher.

Keywords: Research Methodologies. Didactic Engineering. Oral History. Research and Study Route

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, D.M. História: a arte de inventar o passado. Bauru: EDUSC, 2007.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, D.M. Em estado de palavra: quando a história não consegue que se meta fora a literatura. In: FLORES, M.B.R.; PIAZZA, M.F.F. História e arte: movimentos artísticos e correntes intelectuais. Campinas: Mercado de Letras, 2011. p.249-261.

ARTIGUE, M. Engenharia didática. In: BRUN, J. Didáctica das matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. p.193-217.

BARALDI, I. M. Retraços da Educação Matemática na região de Bauru (SP): uma história em construção. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2003.

BICUDO, M.A.V. Pesquisa qualitativa e pesquisa qualitativa segundo a abordagem fenomenológica. In: BORBA, M.C.; ARAUJO, J.L. Pesquisa qualitativa em educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p.101-114.

BICUDO, M.A.V. Pesquisa qualitativa: significados e a razão que a sustenta. Rev. Pesq. Qualitativa, v.1, n.1, 2009.

BOLÍVAR, A.; DOMINGO, J.; FERNÁNDEZ, M. La investigación biográfico-narrativa en educación: enfoque y metodologia. Madrid: La Muralla, 2001.

BLOCH, M. Ofício de historiador (ou Apologia da História). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BROUSSEAU, G. Fundamentos e métodos da didáctica da matemática. In: BRUN, J. Didáctica das matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. p.35-113.

CLARETO, S.M.; ROTONDO, M.A.S.; VEIGA, A.L.V.S. (Org.). Entre composições: formação, corpo e educação. Juiz de Fora: UFJF, 2011.

CHEVALLARD, Y. La notion d’ingénieriedidactique, un concept à refonder; Clermont-Ferrand. 2009. Disponível em: http://yves.chevallard.free.fr. Acesso em: jan. 2018.

CHEVALLARD, Y. Teaching mathematics in tomorrow’s society: a case for an oncoming counter paradigm. ICMI 12, p.173-187, 2012.

CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CRESWELL, J.W.; CLARK, V.L.P. Pesquisa de métodos mistos. Porto Alegre: Penso, 2013.

CLARETO, S.M.; ROTONDO, M.A.S. Pesquisar: inventar mundos com Educações Matemáticas. Perspect. Educ. Matem., v.8, p.671-686, 2015.

DALFOVO, M.S.; LANA, R.A.; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Rev. Interdisc. Cient. Aplicada, v.2, n.4, p.1-13, 2008.

D'AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. São Paulo: Papirus, 1996.

FREITAS, M.E. Viver a tese é preciso! Reflexões sobre a aventura e desventuras da vida acadêmica. RAE, v. 42, n.1, p.88-93, 2002.

GARNICA, A.V.M. Um tema, dois ensaios: método, história oral, concepções, educação matemática. 2005. 203 f. Tese (Livre-Docência) – Universidade Estadual Paulista, Bauru.

GARNICA, A. História oral como um recurso para a pesquisa em Educação Matemática: um estudo do caso brasileiro. In: CIBEM. Porto: Fac. de Ciências da Universidade do Porto e Associação dos Professores de Matemática, 2005.

GARNICA, A.V.M. A experiência do labirinto: metodologia, história oral e educação matemática. São Paulo: Unesp, 2008.

GARNICA, A.V.M.; FERNANDES, D.N.; SILVA, H. Entre a amnésia e a vontade de nada esquecer: notas sobre regimes de historicidade e história oral. Bolema, p. 213-250, 2011.

GARNICA, A.V.M.; SOUZA, L.A.D. Elementos de História da Educação Matemática. São Paulo: Unesp, 2012.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, 2003.

GONZALES, K.G. Formar professores que ensinam Matemática: uma história do movimento das Licenciaturas Parceladas no Mato Grosso do Sul. Bauru: Universidade Estadual Paulista, 2017.

JENKINS, K. A História repensada. São Paulo: Contexto, 2013.

LE GOFF, J. História e memória. Campinas: UNICAMP, 1994.

MARTINS-SALANDIM, M. E. A interiorização dos cursos de Matemática no Estado de São Paulo: um exame da década de 1960. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012.

MIGUEL, A.; MIORIM, M.A. História da Matemática: uma prática social de investigação em construção. Educ. Rev., n.36, p.177-203, 2002.

MORAIS, M. B. Peças de uma história: formação de professores de matemática na Região de Mossoró (RN). Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, 2012.

PAIS, L.C. Considerações sobre as questões de método na pesquisa em Educação Matemática. In: SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Campo Grande, 2016.

PERRIN-GLORIAN, M.-J. L’ingénierie didactique a l’interface de la recherche avec l’enseignement. Développement des ressources et formação des enseignants. En amont et en aval des ingénieries didactiques, XVª École d´Été de Didactique des Mathématiques – Clermont-Ferrand (PUY-de-Dôme). Recherches em Didactique des Mathématiques, v.1, p.57-78, 2009.

PRODANOV, C.C.; FREITAS, E.C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

ROSA, M.; AZEVEDO-OLIVEIRA, D.P.; OREY, D.C. Delineando e conduzindo o método misto de pesquisa em investigações em educação matemática. Perspectivas Educ. Matem., v.1, p.5-20, 2015.

SOUZA, L.A. História oral e educação matemática: um estudo, um grupo, uma compreensão a partir de várias versões. Rio Claro: Universidade Estadual Paulista, 2006.

SANTOS, C.M; FREITAS, L.M. Contribuições da teoria antropológica do didático na formação de professores de matemática. Amazonia Rev. Educ. Ciênc. Matem., v.13, n.27, 2017.

TERENCE, A.C.F.; ESCRIVÃO FILHO, E. Abordagem quantitativa, qualitativa e a utilização da pesquisa-ação nos estudos organizacionais. Fortaleza, CE, 2006.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

KATIA GUERCHI GONZALES, Katia Guerchi; NEVES, Tatiani Garcia; SANTOS, Cintia Melo dos. Abordagens Metodológicas de Pesquisa: Algumas Notas. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 217–226, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n2p217-226. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/6025. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos