Uma Análise de Pesquisas Desenvolvidas no Paraná Sobre o Uso de Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática

Autores

  • Fabiane Christine Gimenes Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Matemática. PR, Brasil
  • Eliane Maria de Oliveira Araman Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Matemática. PR, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-1808-2599

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n1p37-47

Palavras-chave:

Educação matemática. Tecnologias digitais da informação e comunicação, Ensino de matemática.

Resumo

As inovações tecnológicas acontecem a todo o momento e a presença destas tecnologias, em sala de aula, já vem sendo estudada há um bom tempo. Por isso, o objetivo deste trabalho é apresentar um mapeamento de teses e de dissertações defendidas nos Programas de Pós-graduação do Estado do Paraná, cuja temática se refere ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, no ensino de Matemática. Para encontrar os Programas de Pós-graduação desejados foi utilizada a plataforma Sucupira, na qual foram encontrados 19 Programas de Pós-graduação, e por meio de pesquisa em banco de teses e de dissertações de cada um se obtiveram 16 trabalhos referentes ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino de Matemática. Neste artigo foi realizada a análise dos trabalhos encontrados entre os anos de 2004 a 2015. As teses e dissertações foram agrupadas em quatro categorias: Lousa Digital; Formação Docente; Softwares e Objetos de Aprendizagem; Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. A análise permitiu uma reflexão sobre o uso das Tecnologias Digitais em várias perspectivas. Além de conhecer algumas de suas potencialidades, como a interação entre a tecnologia, os alunos e o professor, proporcionando um ambiente motivador para o aluno, pode-se perceber as dificuldades apresentadas pelos professores para a sua utilização em sala de aula. Algumas destas dificuldades são os problemas técnicos dos equipamentos, a falta de manutenção dos mesmos e da formação docente adequada para a utilização destas tecnologias. 

Palavras-chave: Educação Matemática. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Ensino de Matemática.

Abstract

The technological innovations happen all the time and the presence of these technologies in the classroom has been studied for a long time. Therefore, the objective of this work is to present a mapping of theses and dissertations defended in the graduate  programs of  Paraná state, whose thematic refers to the use of Digital Technologies of Information and Communication in the teaching of mathematics. In order to find the desired graduate programs, Sucupira platform was used where 19 graduate programs were found. Through research in the theses and dissertations bank of each one, 16 studies were obtained referring to the use of Digital Information and Communication Technologies in the teaching of mathematics. In this paper, the analysis of the works found between the years  2004 and 2015 was carried out. The theses and dissertations were grouped into four categories: Digital Board; Teacher’s Training; Softwares and Learning Objects; Mathematical Modeling and Digital Technologies of Information and Communication. The analysis allowed a reflection on the use of Digital Technologies in various perspectives. Besides knowing some of their  potentialities, such as the interaction between technology, students and teacher, providing a motivating environment for the student, one can perceive the difficulties presented by the teachers for their use in the classroom. Some of these difficulties are the technical problems of the equipment, as well as the lack of maintenance and adequate teacher’s training for the use of these technologies.

Keywords: Mathematics Education. Digital Information and Communication Technologies. Teaching Mathematics.

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Publicado

2019-03-30

Como Citar

GIMENES, Fabiane Christine; ARAMAN, Eliane Maria de Oliveira. Uma Análise de Pesquisas Desenvolvidas no Paraná Sobre o Uso de Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 37–47, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n1p37-47. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/5998. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos