As Tecnologias Digitais Educacionais e o Ensino de Estatística e Probabilidade

Autores

  • Willian Damin Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia.
  • Guataçara dos Santos Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia.
  • João Coelho Neto Universidade Estadual do Norte do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ensino.
  • Bárbara N. Palharini A. Sousa Robim Universidade Estadual do Norte do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ensino.
  • Rudolph dos Santos Gomes Pereira Universidade Estadual do Norte do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ensino.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n1p53-57

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Estatística, Probabilidade.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre as contribuições de dissertações desenvolvidas no âmbito de Mestrados Profissionais, para o ensino de Estatística e Probabilidade, que utilizaram as tecnologias digitais voltadas para a Educação Básica. O encaminhamento metodológico se baseou em uma pesquisa do tipo Estado da Arte, na qual foram analisados 76 Programas de Pós-graduação na área de Ensino. Os resultados encontrados mostram que os usos das tecnologias digitais para o ensino de Estatística e Probabilidade podem colaborar com a motivação, a visualização e o dinamismo, além de apontarem mudanças na comunicação e na interação entre os participantes da pesquisa, permitindo ao aluno construir o seu próprio conhecimento.

 

Palavras-chave: Tecnologias Digitais. Estatística. Probabilidade.

 

Abstract

This paper aims to present a discussion regarding dissertations contributions developed in the scope of the Professional Master's Degree that used digital technologies focused on Basic Education, for the teaching of Statistics and Probability. The methodological guidance was based on a State of the Art research, in which 76 graduate programs from the Teaching area were analyzed. The results show that, regarding teaching of Statistics and Probability, the digital technologies uses may contribute to motivation, visualization and dynamism, and to point out effective changes in communication and interaction among  the research participants, allowing students to construct their own knowledge.

 

Keywords: Digital Technologies. Statistics. Probability.

Biografia do Autor

Willian Damin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia.

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2008). É Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Unidade Ponta Grossa - Pr. Atualmente é Doutorando em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Unidade Ponta Grossa - Pr.

Guataçara dos Santos Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia.

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), Mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2001) e Doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa. Atua na Graduação com a disciplina Probabilidade e Estatística para cursos de Engenharia. Também atua na pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, cursos de mestrado e doutorado, onde orienta e trabalha com a disciplina Tópicos de Estatística Aplicada.

João Coelho Neto, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ensino.

Doutor em Informática - Engenharia de Software pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2014) e Mestre em Educação - Informática na Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2009). Atualmente é Professor de Ensino Superior e Pesquisador da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Cornélio Procópio (UENP CCP), docente no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Ensino - UENP CCP e líder do Grupo de de Estudo e Pesquisa GEPIEEM, cadastrado no CNPq. Atuando principalmente nos seguintes temas: Informática na Educação; Processos de Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos Educacionais; desenvolvimento de instrumentos e estudos de tecnologias para alunos com transtornos do neurodesenvolvimento (Discalculia e Autismo) e temas relacionados à Educação, Educação Matemática (uso das TDIC) no processo de ensino e de aprendizagem e na formação docente, aspectos estes envolvendo também a psicologia cognitiva. Membro do Comitê Assessor de Área (CAAs) - Ciências Exatas e da Terra da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, triênio 2017-2019. Editor-chefe da Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE.

Bárbara N. Palharini A. Sousa Robim, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ensino.

Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa Robim é Bacharel e Licenciada em Matemática (UEL, 2007), mestre e doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL, 2010; 2017), ambos pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é Professora Adjunta e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus de Cornélio Procópio. Atua também como Professora colaboradora no Mestrado em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus de Cornélio Procópio. Os temas e linhas de pesquisa e de atuação docente são: Educação Matemática e Modelagem Matemática. Membro dos grupos de pesquisa: GRUPEMAT Grupo de Pesquisas sobre Modelagem e Educação Matemática (UEL) e GEPIEEM Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática (UENP).

Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Ensino.

Graduado Ciências e Matemática (Licenciatura) pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio (2004), especialista em Instrumentalização para o Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Cornélio Procópio (2006), Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa (2011) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus Presidente Prudente (2015). Atualmente é docente do curso de Matemática e do Programa de Mestrado em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Campus de Cornélio Procópio. Editor da Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE) da UENP-CP.

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Publicado

2019-03-30

Como Citar

DAMIN, Willian; SANTOS JUNIOR, Guataçara dos; COELHO NETO, João; ROBIM, Bárbara N. Palharini A. Sousa; PEREIRA, Rudolph dos Santos Gomes. As Tecnologias Digitais Educacionais e o Ensino de Estatística e Probabilidade. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 53–57, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n1p53-57. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/5992. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos