Análise da Transferência de Significados a Partir da Aplicação de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa Sobre o Conteúdo Estrutura da Matéria para Alunos do Ensino Médio

Autores

  • Vagnes Gonçalves da Silva Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias
  • Andreia Freitas Zompero Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n2p114-121

Palavras-chave:

Ensino

Resumo

A Física abrange conteúdos que envolvem as estruturas submicroscópicas e macroscópicas da matéria. A estrutura da matéria é a base de toda matéria que forma o universo, compreender significativamente esses conceitos é a chave para o entendimento da Física. Assim, utilizar metodologias diferenciadas poderá contribuir para a aprendizagem dos alunos. O estudo analisa o processo de transferência de significados para uma situação problema, após os estudantes terem sido submetidos a uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS. O propósito foi avaliar quais significados produzidos durante a UEPS, os alunos conseguiram transferir para uma nova situação. O estudo foi realizado com alunos do 2° ano matutino do Ensino Médio de uma escola pública. Os resultados obtidos com as análises das atividades dos estudantes evidenciam que a utilização da UEPS proporcionou a elaboração e a reorganização dos significados pelos alunos, mostrando-se como uma metodologia de ensino satisfatória para ser utilizada na Educação Básica.

Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Estrutura da Matéria. UEPS.

Abstract

Physics covers content involving matter sub-microscopic and macroscopic structures.  Matter structure is the basis of all the material that forms the universe, significantly understanding of these concepts is the key to the  Physics understanding. Thus, using different methodologies can contribute to students’ learning. This  study analyzes the meanings transfer process to a problem situation, after students have undergone Teaching Unit Potentially Significant (UEPS). The purpose was to evaluate which meanings produced during UEPS, students were able to transfer to a new situation. This study was carried out with students from 2nd Year of high school, who study in the morning in a public school. The results obtained from the analysis of the students’ activities, show that the use of UEPS provided the students’  meanings development and reorganization , proving to be as a satisfactory teaching methodology to be used in Basic Education.

Keywords: Meaningful Learning. Matter Structure. UEPS.

Referências

AUSUBEL, D.P. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2000.

GARCIA, M. Brasileiro: 'analfabeto' científico? Instituto Ciência Hoje, 2014. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2014/08/brasileiro-analfabeto-cientifico>.

GOMES, G.A.; FARIAS, S.S. Como os alunos concebem o comportamento das partículas nos estados de agregação da matéria. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 6., Fortaleza, 2008. Fortaleza: ABQ, 2008.

HEWITT, P.G. Física conceitual. Porto Alegre: Bookman, 2011.

LEMOS, E.S.; MOREIRA, M.A. Avaliação da aprendizagem significativa em biologia: um exemplo com a disciplina embriologia. Aprendizagem Significativa em Revista, v.1, n.2, p.15-26, 2011.

MOREIRA, M.A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 2011.

MOREIRA, M.A. Unidade de ensino potencialmente significativas: UEPS. 2015. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/UEPSport.pdf>.

POZO, J.I.; CRESPO, M.Á.G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SALMERÓN, L. Actividades que promueven la transferencia de los aprendizajes: una revisión de la literatura. Revista de Educación, Extraordinario 2013, p. 34-53. doi: 10.4438/1988-592X-RE-2013-EXT-253

WILLINGHAN, D.T. Por que os alunos não gostam da escola? Resposta da ciência cognitiva para tornar a sala de aula mais atrativa e efetiva. Porto Alegre: Artmed, 2011.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

SILVA, Vagnes Gonçalves da; ZOMPERO, Andreia Freitas. Análise da Transferência de Significados a Partir da Aplicação de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa Sobre o Conteúdo Estrutura da Matéria para Alunos do Ensino Médio. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 114–121, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n2p114-121. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/5948. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos