O Indígena no Imaginário das Acadêmicas do Curso de Pedagogia: uma Discussão Contemporânea

Autores

  • Gildete Elias Dutra Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. RS, Brasil.
  • Marli Teresinha Quartieri Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. RS, Brasil.
  • Rogério José Schuck Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. RS, Brasil.
  • Suzana Feldens Schwertner Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n3p264-269

Palavras-chave:

Imagem do indígena, Imaginário das Acadêmicas, Equívocos e Visões, Contemporaneidade.

Resumo

O presente trabalho parte de vivência acadêmica envolvendo o 7º Período do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação Santa Terezinha do município de Imperatriz/MA na disciplina de História e Cultura Indígena Brasileira, tendo como objetivo refletir sobre a imagem do indígena na visão das acadêmicas do Curso de Pedagogia. Apresenta se um breve panorama do tratamento dado ao indígena quanto à construção de sua imagem. Utilizou-se como procedimento metodológico uma questão norteadora, através da qual, as acadêmicas relatam a visão que têm dos indígenas antes e depois da disciplina. A partir da análise dos relatos, considera-se que a primeira concepção representa a maneira pela qual foi tratada a história indígena desde o período colonial, o qual gerou um círculo de estigmatização da imagem do indígena no cenário nacional, fortemente presente nos dias atuais. Consequentemente, houve o apagamento da contribuição social dos povos indígenas, seja na formação do povo brasileiro e/ou em outras de ordem sociais e econômicas. A segunda, porém, atribuem-se às reflexões feitas pelos autores sob a mediação da professora na disciplina, que embora em um curto espaço de tempo, as acadêmicas puderam perceber que há necessidade em apurar os olhares em relação aos povos indígenas, sendo a Academia, na contemporaneidade, um dos espaços para que estes sejam ampliados. Contudo, considera-se, ainda, um desafio da educação contemporânea.

Palavras-chave: Imagem do Indígena. Imaginário das Acadêmicas. Equívocos e Visões. Contemporaneidade.

Abstract

The present work is based on an academic experience involving the 7th Period of the Pedagogy Course of Santa Terezinha School of Education of the city of Imperatriz / MA in the discipline of Brazilian Indigenous History and Culture, aiming to reflect on the indigenous image in the view of the academics of the Course of Pedagogy. It presents a brief overview of the treatment given to indigenous people in the construction of their image. A guiding question was used as methodological procedure, through which, the academics report the vision that they have of the natives before and after the discipline. From the analysis of the reports, it is considered that the first conception represents the way in which indigenous history has been treated since the colonial period, which generated a circle of stigmatization of the indigenous image in the national scene, strongly present currently. Consequently, the social contribution of indigenous peoples was erased, either in the formation of the Brazilian people and / or in other social and economic ones. The second, however, is attributed to the reflections carried out by the authors under the mediation of the teacher in the discipline, who although in a short time, the academics could perceive that there is a need to clarify the views regarding the indigenous peoples, in contemporary times, one of the spaces for them to be expanded. However, it is still considered a challenge of contemporary education.

Keywords: The Indigenous Image. Imaginary of Academics. Misunderstandings and Visions. Contemporaneity.

Biografia do Autor

Gildete Elias Dutra, Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. RS, Brasil.

Graduada em Geografia (UEMA). Especialista em Metofologia do Ensino de Geografia Aplicada ao Planejamneto Ambiental (UEMA). Especialista em Políticas de Educação do Ensino Superior (FEST), Mestranda em Ensino (UNIVATES). Professora. Funcionária da Secretaria de Estado da Educação/MA.

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Publicado

2018-09-30

Como Citar

DUTRA, Gildete Elias; QUARTIERI, Marli Teresinha; SCHUCK, Rogério José; SCHWERTNER, Suzana Feldens. O Indígena no Imaginário das Acadêmicas do Curso de Pedagogia: uma Discussão Contemporânea. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 264–269, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n3p264-269. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/5936. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos