Percursos da Pesquisa Qualitativa em Programa de Pós-Graduação em Ensino Em Saúde

Autores

  • Luiz Alberto Ruiz da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Saúde. MS, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-3257-1196
  • Priscyla Tainan Camargo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Rogério Dias Renovato Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Saúde. MS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n1p48-52

Palavras-chave:

Ensino em Saúde, Pesquisa Qualitativa em Saúde, Análise de Conteúdo.

Resumo

O presente artigo analisou as contribuições da pesquisa qualitativa nos trabalhos defendidos pela primeira turma do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde, Mestrado Profissional da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, bem como o desenvolvimento dessas pesquisas. Os trabalhos que compõem esta análise foram escolhidos por método de amostragem aleatória simples por sorteio, em que foram numerados de um a dezessete e procedida a retirada de cinco números, um por vez. Para auxiliar no processo analítico foi escolhida a análise documental. Os resultados, de modo geral, demonstraram que a pesquisa qualitativa tem importante papel na interpretação de questões subjetivas oriundas dos dados obtidos através das pesquisas, bem como de seus significados que estão diretamente ligados ao modo como essas questões são interpretadas. A pesquisa qualitativa busca, de modo geral, compreender os diversos fatores relacionados aos atores sociais participantes das pesquisas, as quais são realizadas visando alcançar transformações para a melhoria das condições que envolvem estes atores, visando fortalecer seu papel enquanto protagonistas de um determinado processo. Assim, fica evidente que o emprego da pesquisa qualitativa como um dos pilares metodológicos e teóricos foi um aspecto que contribuiu para o desenvolvimento dos trabalhos, haja vista os conteúdos abordados, os sujeitos participantes e, também, os resultados apresentados, trazendo assim, características de processos de ensino-aprendizagem e também didáticos com focos específicos, o que possibilitou a criação de referenciais de conhecimento mais próximos da realidade dos sujeitos pesquisados.

 Palavras-chave:  Educação em Saúde. Pesquisa Qualitativa. Análise Qualitativa

Abstract

The present article analyzed the contributions of the qualitative research in the works defended by the first group of the Graduate Program in Health Teaching, Professional Masters of the State University of Mato Grosso do Sul, as well as the development of these papers. The papers that compose this analysis were chosen by simple random sampling method by drawing, where they were numbered from one to 17 and proceeded to the withdrawal of five numbers, one at a time. To assist in the  analytical process, the documentary analysis was chosen. The results, in general, have demonstrated that qualitative research plays an important role in the interpretation of subjective questions arising from the research data, as well as their meanings that are directly related to the way these questions are interpreted. Qualitative research seeks in general to understand the various factors related to the social actors participating in the research, which are carried out in order to achieve transformations to improve the conditions that involve these actors, in order to strengthen their role as protagonists of a given process. Thus, it is evident that the use of qualitative research as one of the methodological and theoretical pillars was an aspect that contributed to the work development, considering the content addressed, the subjects involved and also the presented results, thus bringing characteristics of  the teaching-learning and also didactic proces with specific focuses, which made possible the creation of reference points of knowledge closer to the reality of the subjects surveyed.

Keywords: Health Education. Qualitative Research. Qualitative Analysis.

Biografia do Autor

Luiz Alberto Ruiz da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Saúde. MS, Brasil.

Aluno no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Saúde – Mestrado Profissional, da universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Especialista em Ciências do Envelhecimento Humano pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Priscyla Tainan Camargo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Aluna no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Saúde – Mestrado Profissional, da universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Enfermeira Residente Multiprofissional em Saúde.

Rogério Dias Renovato, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Saúde. MS, Brasil.

Professor no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Saúde – Mestrado Profissional, da universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2019-03-30

Como Citar

SILVA, Luiz Alberto Ruiz da; CAMARGO, Priscyla Tainan; RENOVATO, Rogério Dias. Percursos da Pesquisa Qualitativa em Programa de Pós-Graduação em Ensino Em Saúde. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 48–52, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n1p48-52. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/5918. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos