A Prática Religiosa e a Psicologia Positiva

Autores

  • Thayná Laís de Souza Arten Universidade Estadual do Centro-Oeste, Curso de Psicologia. PR, Brasil.
  • Plínio Marco de Toni Universidade Estadual do Centro-Oeste, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Comunitário. PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n4p451-455

Palavras-chave:

Psicologia Positiva, Neuroteologia, Prática Religiosa

Resumo

Pessoas que praticam alguma religião têm mais características otimistas, de autoestima ou esperança quando comparadas a pessoas que não possuem nenhuma prática? Com base neste questionamento se buscou com este artigo comparar os aspectos estudados pela Psicologia Positiva (otimismo, esperança, satisfação de vida, autoestima, etc.) de indivíduos que declaram ou não estarem envolvidos em práticas religiosas. Para isso, foram utilizadas a Escala de Afeto Positivo e Afeto Negativo; Escala de satisfação de vida; Escala de Autoestima de Rosenberg; Escala de Esperança Disposicional; Escala de Esperança Cognitiva e Escala de Otimismo, todas retiradas do livro “Avaliação em Psicologia Positiva”, escrito por Claudio Simon Hutz, em 2014, e que foram aplicadas em dois grupos. O primeiro grupo foi composto por praticantes de religião, que tinham sua prática com carga horária semanal igual ou superior a 10 horas, e o segundo grupo foi formado por indivíduos que declaravam não praticar religião alguma. Em seguida, os participantes foram pareados por idade, sexo e escolaridade. A coleta de dados durou cerca de 5 meses e seu processamento ocorreu por meio do software SPSS, 18.0 for Windows com estatística descritiva e inferencial. Foi utilizado o teste t de Student para comparar os grupos de praticantes e não praticantes, considerando α de 5%. Os resultados não corroboraram com a hipótese previamente pensada, e tais resultados podem ser resultantes de uma amostra pequena e outros interventores.

 

Palavras-chave: Psicologia Positiva. Avaliação em Psicologia Positiva. Prática Religiosa.

 

Abstract

Do  people who practice some religion have more optimistic, self-esteem, or hope aspects when compared to people who have no practice? Based on this questioning, this article aims to show the comparison of the variables studied by Positive Psychology (optimism, hope, self-esteem, etc.) of individuals who declared themselves to be involved in religious practices or not. Therefore, Positive and Negative Affect scales, Life satisfaction scale, Rosenberg Self-Esteem scale, Hope Dispositional scale and Cognitive and Optimism scale were used, all taken from the book "Evaluation of Positive Psychology" written by Claudio Simon Hutz, which were applied in two groups. The first one was composed of practitioners of religion with weekly practicing hours superior or equal to 10 hours. The second group was composed by not religious/not declaring practitioners. The data collection lasted for about five months and the processing was done through SPSS software, 18.0 for Windows with descriptive and inferential statistics. There will be used students' tests to compare the groups practicing and non-practicing/declaring, considering α of 5%. The results did not corrobotate with the previously hypothesis, and these results can be explained by the small group investigated and other interventions. More investigations about this issue are suggested to discuss it better.

 

Keywords: Positive Psychology. Positive Psychology Evaluation. Religious Practices.

Biografia do Autor

Thayná Laís de Souza Arten, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Curso de Psicologia. PR, Brasil.

Psicóloga formada pela UNICENTRO - PR

Referências

ANASTASI, M.W.; NEWBERG, A.B. A preliminary study of the acute effects of religious ritual on anxiety. Pennsylvania: Mary Ann Liebert, 2008.

BASTIANELLO, M.R.; HUTZ, C.S. Do otimismo explicativo ao disposicional: a perspectiva da psicologia positiva. Psico-USF, v.20, n.2, p.237-247, 2015.

CREAMER, M. et al. Evaluation of the dispositional hope scale in injury survivors. J. Res. Personal., v.43, n.4, p.613-617, 2009.

FONSECA, J.J.S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

FREDRICKSON, B.L. The role of positive emotions in positive psychology: the Broaden and build theory of positive emotions. Am. Psychol., v.56, n.3, p.218-226. 2001.

HUTZ, C.S. Avaliação em psicologia positiva. Porto Alegre: Artmed, 2014.

HUTZ, C.S. ZANON, C. Revision of the adaptation, validation, and normatization of the Roserberg self-esteem scale. Aval. Psicol., v.10, n.1, p.41-49, 2011.

LEVIN, J.S.; CHATTERS, L.M.; TAYLOR, R.J. Religion, health and medicine in African Americans: implications for physicians. J. Nat. Med. Assoc., v.97, n.2, p.237-249, 2005.

MCINTOSH, D.N.; SILVER, R.C.; WORTMAN, C.B. Religion´s role in adjustment to a negative life event: coping with the loss of a child. J. Pers. Soc. Psychol., v.65, p.812-821, 1993

MOREIRA-ALMEIDA, A.; LOTUFO NETO, F.; KOENIG, H.G. Religiosidade e saúde mental: uma revisão. Rev. Bras. Psiquiatr., v.28, n.3, p.242-250, 2006. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462006005000006.

MOSS, A.S. et al. Effects of an 8-week meditation program on mood and anxiety in patients with memory loss. J. Alter. Complementary Med., v.18, n.1, p.48-53, 2012.

SELIGMAN, M.E.P. Felicidade autêntica: usando a nova psicologia positiva para a realização permanente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.

SELIGMAN, M.E. CSIKSZENTMIHALYI, M. Positive psychology: an introduction. Am. Psychol., v.55, n.1, p.5-14, 2000.

WATSON, D. Mood and temperament. New York: Guilford, 2000.

ZUCKERMAN, P. Atheism: Contemporary Numbers and Patterns. The Cambridge Companion to Atheism. New York, NY: Cambridge University Press, 2007.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

ARTEN, Thayná Laís de Souza; DE TONI, Plínio Marco. A Prática Religiosa e a Psicologia Positiva. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 19, n. 4, p. 451–455, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2018v19n4p451-455. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/5893. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos