Formação Continuada de Professores: Reflexões sobre o Ensino de Língua Portuguesa

Autores

  • Idelma Maria Nunes Porto

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2014v15n1p%25p

Resumo

O artigo traz um panorama do objeto de ensino de Língua Portuguesa - LP e apresenta uma reflexão sobre a formação continuada de professores, optando por projetos de intervenção como uma das possibilidades de aproximação de estudos teóricos de projetos de pesquisa ligados à academia para enriquecimento do contexto educacional brasileiro. A proposta ancora-se em três caminhos teóricos: a base filosófico-linguística do Círculo de Bakhtin, a base psicológica de Vigostki e a base didático-metodológica de Gasparin, por meio do Plano de Trabalho Docente. A opção pelo plano de trabalho docente é justificada por contemplar o sujeito socio-histórico, tendo como referencial epistemológico o processo dialético do conhecimento. A metodologia sugerida segue os cinco passos propostos por Saviani: a prática social inicial, a problematização, a instrumentalização, a catarse e a prática social final. O trabalho de intervenção na formação continuada com a abordagem dos gêneros discursivos, em perspectiva da Análise Dialógica do Discurso, mostra-se como um espaço de reflexão crítica da prática docente, colaborando com o profissional em sala de aula, de acordo com as necessidades contemporâneas do ensino.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

PORTO, Idelma Maria Nunes. Formação Continuada de Professores: Reflexões sobre o Ensino de Língua Portuguesa. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 15, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2014v15n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/589. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos