A TV Multimídia no Processo de Ensino-Aprendizagem no Estado do Paraná

Autores

  • Thiarles Cristian Aparecido Tonon
  • Rodrigo Leite Arrieira
  • Paulo Inada

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2014v15n1p%25p

Resumo

A inserção de novas tecnologias em sala de aula nem sempre é incorporada de imediato pelos educadores, pelo contrário, é vista com desconfiança e, muitas vezes, acaba por não ser usadas principalmente por falta de estímulo ou domínio do recurso. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a qualidade da utilização dos recursos multimídia pelos professores do ensino da rede pública de ensino, em especial a inserção da TV Multimídia (ou TV Pendrive), e averiguar a forma como as atividades desenvolvidas são elaboradas, tanto por professores quanto por alunos. Como material de pesquisa, foi utilizado um questionário com 10 perguntas, aplicado a 20 professores, em dois colégios estaduais, situados em duas cidades no interior do estado do Paraná: Nossa Senhora das Graças e Colorado, no primeiro semestre do ano letivo de 2010. Esse trabalho evidencia a necessidade de uma melhoria na capacitação dos professores para utilização da TV Multimídia e um maior incentivo ao envolvimento dos alunos em produzir atividades com esse recurso midiático, visando um melhor desempenho de sua função como ferramenta facilitadora na construção do conhecimento.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

TONON, Thiarles Cristian Aparecido; ARRIEIRA, Rodrigo Leite; INADA, Paulo. A TV Multimídia no Processo de Ensino-Aprendizagem no Estado do Paraná. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 15, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2014v15n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/587. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos