O Ensino Fundamental de Nove Anos e o Projeto de Educação

Autores

  • Soraia Kfouri Salerno
  • Alzeni de Jesus Correia Fulchini

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2014v15n1p%25p

Resumo

O presente estudo avalia o processo de implementação progressiva do Ensino Fundamental de nove anos, como resultado da meta nacional prevista na Lei de nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001 que aprova o PNE. Buscamos conhecer o processo de ‘ampliação’ do Ensino Fundamental com a inclusão das crianças de seis anos de idade, a partir das escolas Municipais de Londrina e sua organização para atender as especificidades e necessidades próprias desta faixa etária, absorvida na nova configuração do Ensino Fundamental de nove anos. A geração dos dados foi construída a partir de entrevistas com professores do primeiro e do segundo ano, de quatro escolas da rede pública urbana do Município de Londrina. Apoiamos nos procedimentos de análise bibliográfica, para o suporte teórico, bem como o levantamento da produção documental veiculada pelo Sistema de Ensino e pesquisa de campo de cunho qualitativo, mediante amostragem significativa, envolvendo dezessete professores. Dentre os resultados obtidos, cabe destacar a ausência de um projeto de educação que contemple a ‘ampliação’ do Ensino Fundamental de oito para nove anos, associada às condições de trabalho e a fragilidade da competência técnica do docente que atua no primeiro ano, assim como o esforço dos profissionais em adequar o que têm em mãos para oportunizar a aprendizagem dos seus alunos.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

SALERNO, Soraia Kfouri; FULCHINI, Alzeni de Jesus Correia. O Ensino Fundamental de Nove Anos e o Projeto de Educação. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 15, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2014v15n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/583. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos