Apoio Socioeducativo: o Educador e a Autonomia do Educando

Autores

  • Jéssika Juliane Ferreira
  • Patrícia Alzira Proscêncio

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2014v15n1p%25p

Resumo

Este artigo trata do desenvolvimento da autonomia de crianças e adolescentes em uma turma do projeto de apoio socioeducativo Viva Vida. Estabeleceu-se, como ponto de partida, o seguinte problema: segundo o olhar do educador social, como deve ser desenvolvida a autonomia do educando no dia-a-dia de um projeto social? E quais são suas ações nesse sentido? Desse modo, o objetivo geral procurou responder as questões acima e, especificamente, descrever o dia-a-dia de convivência no projeto, identificando o conceito de autonomia presente na fala dos educadores e compreendendo como estes têm contribuído com a formação das crianças e adolescentes atendidas pelo projeto social Viva Vida. Esse estudo de caso teve abordagem qualitativa. Inicialmente, realizou-se o levantamento bibliográfico e a análise de documentos referentes ao projeto para conhecer seus objetivos e propósitos, e entrevista com dois educadores e quatro observações das oficinas por eles ministradas para complementar a análise. Com a coleta e interpretação dos dados, considera-se que os educadores sociais têm desenvolvido a autonomia dos educandos durante suas oficinas, cada qual com sua metodologia. E ainda, o vínculo estabelecido entre educador-educando tem contribuído para desenvolver o respeito mútuo, solidariedade e compreensão da sua convivência com os demais, embora o contexto seja de grande vulnerabilidade. Espera-se que esta pesquisa possa proporcionar reflexões aos educadores sociais sobre o contexto em que atuam e a importância de seu papel no processo formativo do desenvolvimento da autonomia de crianças e adolescentes.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

FERREIRA, Jéssika Juliane; PROSCÊNCIO, Patrícia Alzira. Apoio Socioeducativo: o Educador e a Autonomia do Educando. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 15, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2014v15n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/581. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos