A Constituição Sócio-Histórica do PDE-Paraná

Autores

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2014v15n1p%25p

Resumo

O PDE-Paraná é o programa de formação de professores da Educação Básica da rede pública de ensino do Estado do Paraná que, em consequência de seu formato administrativo e pedagógico, é caracterizado como totalmente inédito em relação aos programas oferecidos pelo estado e pelo país. Por este motivo, ancorados nos preceitos vygotskianos, nos interessamos em estudar este Programa, em vistas de compreender os movimentos e as mudanças historicamente constituídas nos programas de formação continuada de professores, no país e no estado, que contribuíram para a elaboração do PDE-Paraná e o instituíram como um programa de intervenção formativa docente. A constatação é a de que o Programa não é uma nova e inédita proposta de programa de formação continuada de professores, mas uma proposta que reúne as proposições realizadas por leis, documentos, planos e programas anteriormente elaborados.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos. A Constituição Sócio-Histórica do PDE-Paraná. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 15, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2014v15n1p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/579. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos