Cupuaçu da Amazônia na Prática Docente de Química Orgânica para a EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n1p81-87

Palavras-chave:

Prática docente

Resumo

A pesquisa de âmbito qualitativo e quantitativo estimulou a motivação e a participação efetiva dos educandos da EJA, ao desenvolver uma metodologia construtiva no ensino-aprendizagem de química orgânica. O processo de educação química, com o eixo temático cupuaçu, foi realizado com os alunos da escola pública campo, localizada na cidade de Santana-AP. Foi averiguado, através de entrevista com os educandos, que a metodologia da escola segue a exposição verbal dos conteúdos de química. O cupuaçu foi escolhido como temática por fazer parte da dieta alimentar do educando. A pesquisa foi realizada em cinco encontros: no primeiro, além da entrevista, educador e educando trocaram conhecimentos sobre as partes histórica, biológica e química do fruto. Nos outros quatros encontros, ocorreu uma abordagem experimental para obtenção de triglicerídeos da semente do cupuaçu, e aprendizagem dos seguintes conteúdos: postulados de Kekulé, hibridização, ligações covalentes sigma e pi, fórmula e peso molecular, ácidos graxos e sua importância no metabolismo humano e reações de esterificação. Os ensinamentos ocorreram de forma dinâmica e possibilitaram ao aluno aprender a aprender, a contextualizar e a relacionar a química orgânica com o mundo que o cerca. A avaliação realizada a cada encontro revelou que a metodologia aplicada foi satisfatória.

 

Palavras-chave: Cupuaçu.  Química Orgânica. Ensino. Aprendizagem. EJA.

 

Abstract

The qualitative and quantitative research stimulated the motivation and the effective participation of the students of the EJA, when developing a constructive methodology in the teaching-learning of organic chemistry. The process of chemical education, with the thematic axis cupuaçu, was carried out with the students of public school field, located in the city of Santana-AP. It was verified through an interview with the students , that the school methodology follows the verbal exposition of the chemistry contents. The cupuaçu, was chosen as the theme for being part of the student's diet. The research was carried out in five meetings: in the first, besides the interview, educator and the student exchanged knowledge about the historical, biological and chemical parts of the fruit. In the other four meetings, an experimental approach was developed to obtain triglycerides from the cupuaçu seed, and  the following contents were learned: Kekulé postulates, hybridization, covalent sigma and pi bonds, formula and molecular weight, fatty acids and their importance in human metabolism and esterification reactions. The teachings took place dynamically and enabled the student to learn how to learn, contextualize and relate organic chemistry to the world around him or her. The evaluation carried out at each meeting revealed that the methodology applied was satisfactory.

 

Keywords: Cupuaçu. Organic Chemistry. Teaching. Learning. EJA.

Biografia do Autor

Samuel Simão Batista, Universidade do Estado do Amapá.

Pesquisa realizada na Universidade do Estado do Amapá.

Colegiado de Licenciatura. Área de Educação Química.

Ana Júlia Aquino Silveira, Universidade do Estado do Amapá

Mestrado em química. Professora do Colegiado de Licenciatura em química da Universidade do estado do Amapá. Área de educação química.

Referências

AMARO, A.; PÓVOA, A.; MACEDO, L. Metodologias de investigação em educação. Portugal: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2006

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias/ Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, 2006.

CHASSOT, A. Scientific literacy: a possibility for social inclusion. Rev. Bras. Educ., n.22, 2003.

FARIAS, R.F. Química, ensino e cidadania. São Paulo: Edições Inteligentes, 2005

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

GADOTTI, M.; ROMÃO, J. Educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2000.

LIEURY, A.; FENOUILLET. Motivação e aproveitamento escolar. São Paulo: Loyola. 2000.

KOBORI, C.N.; NEUZA, J. Caracterização dos óleos de algumas sementes de frutas como aproveitamento de resíduos industriais. Ciênc. Agrotecnol., v.29, n.5, p.1008-1014, 2005.

MARCONDES, M.E.R. Proposições metodológicas para o ensino de Química: oficinas temáticas para a aprendizagem da ciência e o desenvolvimento da cidadania. Em Extensão, v.7, 2008.

MENEZES, N.C.R. Um ‘olhar’ crítico-reflexivo sobre a práxis pedagógica compartilhada no desenvolvimento de uma escola aprendente mediante a análise da experiência de um professor de Educação Física. Rev. Digital, 2008. Disponível em: .

MOREIRA, H.; CALEFFE, L.G. Metodologia científica para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

MOREIRA, J..; SCHWARTZ, G. M. Conteúdos lúdicos, expressivos e artísticos na educação formal. Educar, n.33, p.205-220, 2009.

NAVARRO, Z. Desenvolvimento rural no Brasil: os limites do passado e os caminhos do futuro. Estud. Avançados, n.43, v.15, 2001.

OLIVEIRA, M.M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2008.

PAZINATO, M.S. et al. Uma abordagem diferenciada para o ensino de funções orgânicas através da temática medicamentos. Quím. Nova Escola, v.34, n.1, 2012.

PICONEZ, S.C.B. Educação escolar de jovens e adultos. Campinas: Papirus, 2002.

SCHNETZLER, R.P. A pesquisa no ensino de Química e a importância da Química. Quím. Nova Escola, n.20, 2004.

SILVEIRA, M.P.; KIOURANIS, N.M.M. A música e o ensino de Química. Quím. Nova Escola, n.28, 2008.

SILVEIRA, A.J.A. Química Orgânica teórica. Belém: EAEDI, 2014.

SOUZA, A.G.C. Improvement Program at Embrapa Amazônia Ocidental. Brazilian Society of Plant Breeding, 2002. doi: 10.12702/1984-7033.v02n03a19

XAVIER, G.; SILVEIRA, A.J. Produção de Sabão de sementes de frutos regionais. Rev. Inic. Acad., v.1, n.1, p.1-4, 2001.

ZANELLA, L. Aprendizagem: uma introdução. In: LA ROSA, J. Psicologia e educação: o significado do aprender. Porto Alegre: EIPUCRS, 2008. p.17-31,

Downloads

Publicado

2019-03-30

Como Citar

BATISTA, Samuel Simão; SILVEIRA, Ana Júlia Aquino. Cupuaçu da Amazônia na Prática Docente de Química Orgânica para a EJA. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 81–87, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n1p81-87. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/5584. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos