Orientação Pedagógica Presente nos Cursos Online: um Estudo de Caso

Autores

  • Yumara Lúcia Vasconcelos
  • Mariano Yoshitake
  • Suely Morais de França de França
  • Georgia Fabiana da Silva
  • Antão Marcelo Freitas Athayde Cavalcanti

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2014v15n2p%25p

Resumo

O artigo aborda a temática orientação pedagógica nos cursos online. Nesse intento, utilizou-se do método de estudo de caso, com o propósito de conferir à abordagem uma perspectiva mais pontual e pragmática, importante na exploração dos problemas. O estudo estruturou-se em torno da seguinte questão problematizante: qual a orientação filosófica presente nos materiais didáticos e na prática pedagógica da unidade – caso investigada, mais apreciada pelos interagentes? Construtivismo ou instrucionismo? Esse recorte foi dirigido pelo seguinte objetivo geral: analisar a efetividade do impacto da orientação pedagógica, presente na prática acadêmica e nos materiais didáticos da unidade-caso. No esforço de identificação, aprofundou-se a discussão sobre a importância do lastro pedagógico para esses cursos, constatando-se as dificuldades práticas de se adotar ‘modelos puros’, considerando a diversidade do público-alvo.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

VASCONCELOS, Y. L.; YOSHITAKE, M.; DE FRANÇA, S. M. de F.; DA SILVA, G. F.; CAVALCANTI, A. M. F. A. Orientação Pedagógica Presente nos Cursos Online: um Estudo de Caso. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 15, n. 2, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2014v15n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/555. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos