As Especificidades do Trabalho do Professor e sua Identidade: Relação entre Gênero, Classe e Formação Acadêmica

Autores

  • Okçana Battini
  • Bernadete de Lourdes Streisky Strang
  • Sandra Regina Reis
  • Cyntia Simioni França

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2014v15n2p%25p

Resumo

O presente texto busca discutir, a partir de uma leitura crítica os elementos das especificidades do trabalho do professor, levando em consideração os conceitos de gênero, classe e formação acadêmica, visto esses elementos estarem presentes na formação e execução do saber e do fazer do professor no espaço escolar. Assim, torna-se essencial discutirmos como essas especificidades do trabalho do professor se fazem presentes, quer seja na formação inicial ou continuada. Tendo esses elementos como pano de fundo, partimos do pressuposto que o trabalho do professor na educação básica sustenta-se na relação entre o produto do trabalho, o saber e saber fazer, o vinculo afetivo, a flexibilidade e ciclo de trabalho e as questões existentes no “chão da escola”, sendo que esses elementos impactam na realização ou não da ação docente. Atrelada a essa leitura, sustentamos nosso argumento na discussão de Pimenta e Anastasiou (2008) para demonstrar a relação entre o trabalho, identidade e o sentimento de pertencimento profissional, sendo que esses aspectos estão vinculados à forma pela qual o trabalho do professor é ealizado, fundamentados na dinamicidade e subjetividade de suas ações. Baseado no pensamento dos autores elencados, entendemos que são esses aspectos que balizam a construção da identidade do professor. Assim, torna-se importante compreendermos como esses elementos se mesclam com o cotidiano da escola, sendo esta constituída por questões econômicas, políticas, culturais e sociais.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

BATTINI, Okçana; STRANG, Bernadete de Lourdes Streisky; REIS, Sandra Regina; FRANÇA, Cyntia Simioni. As Especificidades do Trabalho do Professor e sua Identidade: Relação entre Gênero, Classe e Formação Acadêmica. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 15, n. 2, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2014v15n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/551. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos