Os Marcadores Culturais e a Constituição da Infância Contemporânea

Autores

  • Carla Maria de Schipper Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educação. PR, Brasil. Faculdade Guairacá, PR. Brasil
  • Aliandra Cristina Mesomo Lira Universidade Estadual do Centro-Oeste, Programa de Pós-Graduação Strcito Sensu em Educação. PR. Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2017v18n4p393-400

Resumo

O intuito neste texto é problematizar algumas questões relacionadas à infância e sua vivência, interligando-as com a cultura. Parte-se da compreensão de que faz parte da vida das crianças, de forma incisiva e ininterrupta, o que se denomina de marcadores culturais, entendidos como um conjunto de valores, artefatos materiais, símbolos, práticas sociais e ideologias relacionadas ao gênero, classe social, etnia, religião, educação, arte e infância, que se tornam marcas reveladoras no comportamento dos grupos sociais, caracterizando-os e interferindo na individualidade de cada sujeito. A reflexão proposta é fruto de um estudo bibliográfico e se ancora em autores da área da infância e cultura, como Hall (2005), Kramer (1999), Dornelles (2005), Steinberg e Kincheloe (2001), dentre outros. Entende-se que se vive em um contexto permeado por relações de poder, que investe no gerenciamento das crianças e na modelação de sua conduta, atuando na constituição de identidades determinadas e dirigidas pelos mais diferentes meios.

Palavras-chave: Infância. Cultura. Identidade.


Abstract
Issues related to childhood and its experience are problematized and related to culture. They are cultural markers which are incisively and uninterruptedly part and parcel of children´s life, and constitute a set of values, material artifacts, symbols, social practices and ideologies related to gender, social class, ethnicity, religion, education, art and childhood. In fact they become features which reveal themselves in the behavior of social groups which characterize them and interfere in the individuality of each subject. The current reflection is the result of a bibliographical analysis based on Hall (2005), Kramer (1999), Dornelles (2005), Steinberg and Kincheloe (2001) and others who deal with childhood and culture. In fact, people live within a context pervaded by power relationships that have assets in the children’s management and the modeling of their behavior. It works on the constitution of determined identities and fabricated by very different means.

Keywords: Childhood. Culture. Identity

Downloads

Publicado

2018-01-22

Como Citar

SCHIPPER, Carla Maria de; LIRA, Aliandra Cristina Mesomo. Os Marcadores Culturais e a Constituição da Infância Contemporânea. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 393–400, 2018. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n4p393-400. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/5507. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos