Jogos e Brincadeiras Indígenas em Mato Grosso

Autores

  • Lilia Marcia de Souza Figueiredo
  • Lucy Ferreira Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2014v15n2p%25p

Resumo

Toma-se o tema Educação Infantil Indígena para uma reflexão sobre Jogos e Brincadeiras: como se estruturam, seus objetivos e relações com a formação cultural que as crianças recebem de suas etnias. Para tanto, define-se a presente investigação como pesquisa bibliográfica, qualitativa, cujas análises elaboradas propõem-se, dentro de uma perspectiva descritivo-interpretativa, fazer um estudo da relação entre contexto e coletividade como bases da construção de Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil, especificamente em comunidades indígenas de Mato Grosso. Os hábitos desenvolvidos pelas crianças indígenas focam valores imprescindíveis na formação de cada criança, como a importância do fazer coletivo, a harmonização homem/meio, desenvolvimento identitário, diretrizes desenvolvidas nos momentos de lazer. Os resultados mostraram uma infância rica e feliz que associa Educação à Liberdade.

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Publicado

2015-07-02

Como Citar

FIGUEIREDO, Lilia Marcia de Souza; AZEVEDO, Lucy Ferreira. Jogos e Brincadeiras Indígenas em Mato Grosso. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 15, n. 2, 2015. DOI: 10.17921/2447-8733.2014v15n2p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/548. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos